faixa - nao remover

CHINA E CAZAQUISTÃO ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO EM ENERGIA NUCLEAR

Nurlan KapparovOs governos da China e Cazaquistão assinaram um acordo de cooperação em energia nuclear durante uma reunião do Conselho Empresarial Cazaque-Chinês. Pela China, o representante que assinou o acordo foi o diretor geral do China General Nuclear Power Corporation (CGNPC), enquanto o lado cazaque foi representado pelo CEO da Kazatomprom, estatal do setor de energia nuclear do país, Nurlan Kapparov (foto).

“O acordo faz provisões para o desenvolvimento da cooperação estratégica nas áreas de desenvolvimento de recursos de urânio, produção de combustível nuclear, usos pacíficos da energia nuclear, e trânsito de produtos de urânio através de China e Cazaquistão”, afirmou o executivo cazaque.

Uma joint venture para a produção de conjuntos de combustível no Cazaquistão também está prevista no acordo. A idéia é que o material produzido seja utilizado pelas plantas chinesas de energia nucelar.

As relações entre os países no campo nuclear vêm de longa data, sendo o primeiro acordo de cooperação estratégica assinado em dezembro de 2006. Em maio de 2007, os países celebraram um acordo sobre o fornecimento de urânio e fabricação de combustível. Ainda em 2007 um novo acordo foi assinado para a participação chinesa na mineração de urânio cazaque.

Hoje em dia, a Kazatomprom é a maior forncedora de urânio para a CGNPC, responsável por grande parte dos novos reatores que estão sendo construídas na China.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of