CHINA FORMARÁ START UP COM NOVOS REATORES NUCLEARES
A China National Nuclear Corporation vai formar uma start-up composta por uma série de novos reatores nucleares. A China tem atualmente 20 reatores nucleares em operação, com uma capacidade combinada de 17.130 MWe, e outras 28 unidades estão em construção. Reatores adicionais são planejados para aumentar em mais de três vezes a capacidade nuclear do país até 2020, podendo chegar a 58 GWe.
A unidade de Yangjiang-1, a primeira das seis em construção, fica na província de Guangdong, onde os testes de operação já foram concluídos. Uma vez concluída, a unidade será considerada pronta para a operação comercial. As primeiras quatro unidades são do modelo CPR- 1000 de água pressurizada, enquanto as outras duas, do modelo ACPR-100, são mais avançadas. Todos os reatores devem estar em operação em 2018, produzindo com uma capacidade total de cerca de 6100 MWe.
Na unidade 1 da central Fuqing, na província de Fujian, que vai abrigar seis reatores de água pressurizada, os testes de simulação das temperaturas e pressões a que os sistemas do reator serão sujeitos durante a operação normal foram concluídos com êxito no dia 5 de março. Esta fase garante que os circuitos de refrigeração e os sistemas de segurança nuclear estejam funcionando corretamente antes do carregamento de combustível. Fuqing 1 está programada para começar a operar nos próximos meses, enquanto a unidade 2 está prevista para setembro.
Os testes de pressão de contenção já foram concluídos em Hongyanhe 3, na província de Liaoning. Durante os testes, foi demonstrado que a contenção interior, que aloja o circuito primário do reator, é estanque e resistente à pressão e utilizaram-se grandes compressores para pressurizá-la até 5 bar (5kg/cm2). A unidade deve começar a operar ainda este ano. O local incorpora uma usina de dessalinização de água do mar e vai produzir 10.080 metros cúbicos de água potável por dia.
Deixe seu comentário