CHINA ULTRAPASSA EUA COMO MAIOR IMPORTADOR MUNDIAL DE PETRÓLEO
A China se consolidou como o maior importador mundial de matérias-primas do planeta. O país, que no mês passado importou um número recorde de cerca de 7,4 milhões de barris de petróleo por dia, superou em importações a maior economia do mundo.
A diferença numérica ainda pequena permite que haja mudanças ao longo dos próximos meses, mas o cenário revela uma tendência visível para os anos que estão por vir. A economia do continente asiático é a maior consumidora de energia no planeta e também a que mais utiliza matérias-primas, como carvão e petróleo.
As mudanças se devem em grande parte à ampliação das formas de exploração petrolífera no mercado norte-americano. O desenvolvimento de novas técnicas nos EUA permitiu que o país aumentasse a extração de petróleo dentro de suas fronteiras, levando o governo Obama a permitir, pontualmente, a exportação da commodity para a Coréia do Sul. Enquanto os Estados Unidos reduziram suas importações de petróleo de dez milhões para pouco mais de sete milhões de barris por dia, a China multiplicou suas aquisições por sete em pouco mais de duas décadas.
A grande participação econômica do país oriental no mercado internacional de petróleo já havia sido prevista pela Agência de Energia dos EUA, que antecipou a ultrapassagem no final de 2013. As informações, compiladas pela Reuters, no entanto, surpreenderam os especialistas, que previam uma redução nas importações de petróleo por parte da China devido à recente desaceleração econômica do país, que tem seu menor resultado em 25 anos de crescimento ininterrupto.
De acordo com informações providas à agência de notícias britânica, a aceleração na quantidade de exportações se deve ao baixo preço do petróleo atualmente. Com o barril ainda abaixo de US$ 70, as empresas chinesas tem aproveitado para comprar e armazenar a matéria-prima, sob a perspectiva de que as medidas de estímulo de Pequim reativem a economia em um futuro próximo.
Deixe seu comentário