faixa - nao remover

CHINESES COMEMORAM O TÉRMINO DA PRIMEIRA FASE DE UM LABORATÓRIO SUBTERRÂNEO QUE VAI ABRIGAR REJEITOS RADIOATIVOS

CHINAO túnel do Laboratório de Pesquisa Subterrânea de Beishan, perto da cidade de Jiuquan, na província chinesa de Gansu, atingiu uma profundidade de 280 metros. É a primeira de duas plataformas de teste de tecnologia planejadas pelos chineses, segundo anunciou Corporação Nuclear Nacional da China (CNNC). O laboratório – no deserto de Gobi – será usado para testar a adequação da área para o armazenamento de longo prazo de resíduos radioativos de alto nível. Eventualmente, será composto por uma rampa em espiral, três poços verticais e galerias de descarga horizontais. Duas plataformas de teste de tecnologia nuclear serão construídas a uma profundidade de 280 metros e 560 metros, respectivamente.

Uma cerimônia inovadora foi realizada no local de Beishan em 2021, quando  a primeira máquina de perfuração de túneis de rocha dura e em espiral de grande inclinação do mundo – conhecida como Beishan No.1 – começou a perfurar a rampa subterrânea do laboratório em novembro do ano passado. “Como uma das duas passagens de acesso do laboratório subterrâneo de Beishan, a profundidade de escavação do poço de pessoal atingiu -280 metros, marcando o projeto queLAB CGINA atingiu a profundidade do primeiro nível de teste”, disse a CNNC, em um comunicado.

O laboratório foi um dos 100 principais projetos de construção científica listados no 13º Plano Quinquenal da China, abrangendo 2016-2020. Em 2019, o projeto foi aprovado pela Autoridade de Energia Atômica da China, com o Instituto de Geologia da Indústria Nuclear de Pequim da CNNC designado como líder do projeto. As instalações de superfície do laboratório ocuparão 247 hectares, com 2,39 hectares de área bruta. O complexo subterrâneo terá um volume estrutural total de 514.200 metros cúbicos quadrados, juntamente com 13,4 quilômetros de túneis.

“Este será o maior laboratório subterrâneo do mundo com as funções mais completas e o maior escopo de participação”, disse a conglomerado. “Ele fornecerá uma importante plataforma de pesquisa científica para a construção de um repositório geológico profundo para resíduos radioativos de alto nível, para acelerar o processo de descarte seguro de resíduos radioativos de alto nível e para garantir o desenvolvimento saudável e sustentável do nuclear indústria”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of