CHINESES ESTÃO USANDO PETROLEIROS DA NITC PARA TRANSPORTAR PETRÓLEO COMPRADO DO IRÃ
Pelo jeito a China não está nem aí para as ameaças de sanções financeiras e comerciais impostas ao Irã pelo governo de Donald Trump. Compradores chineses do petróleo iraniano estão transferindo suas cargas de importação para embarcações de propriedade da National Iranian Tanker (NITC), de modo a manter o fornecimento. A China é o maior cliente de petróleo do Irã e quer continuar comprando petróleo apesar das sanções, que foram restabelecidas depois que os americanos se retiraram em maio de um acordo de 2015 para suspender o programa nuclear iraniano. Os Estados Unidos estão tentando deter as exportações iranianas de petróleo para forçar o país a negociar um novo acordo nuclear e conter sua influência no Oriente Médio. A China disse que se opõe as sanções unilaterais e defendeu seus laços comerciais com o Irã.
A primeira rodada de sanções, que incluiu regras que cortam o Irã e qualquer empresa que negocie com o país do sistema financeiro dos EUA, entrou em vigor em 7 de agosto. A proibição de compra de petróleo iraniano começará em novembro. As seguradoras, que são principalmente americanas ou europeias, já começaram a encerrar seus negócios iranianos para cumprir as sanções. Ontem(20), a francesa Total na anunciou oficialmente a retirada de seus investimentos no país. Para salvaguardar seus estoques, a estatal Zhuhai Zhenrong e o Sinopec Group, maior refinador da Ásia, ativaram uma cláusula em seus contratos de longo prazo com a National Iranian Oil Corp (NIOC), que permite que eles usem petroleiros operados pela NITC. Já em julho, todos os 17 petroleiros fretados para transportar petróleo do Irã para a China foram operados pela NITC. Esses petroleiros transportaram cerca de 23,8 milhões de barris de petróleo bruto e condensado destinados à China. Em 2017, a China importou uma média de 623 mil bpd, segundo dados da alfândega.
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