faixa - nao remover

CHINESES USAM ALTA TECNOLOGIA PARA INSTALAR UM MÓDULO DE QUASE MIL TONELADAS NA USINA NUCLEAR DE LUFENG

CHINACom um peso de elevação de quase 990 toneladas e medindo mais de 26 metros de comprimento, 29 metros de largura e 23 metros de altura, o módulo CA01 de concreto e aço, composto por 47 submódulos, foi instalado na unidade 1 da usina nuclear de Lufeng, na província de Guangdong, na China, anunciou o Instituto de Pesquisa e Design de Engenharia Nuclear de Xangai. Ele fica dentro do módulo de contenção da unidade, onde abrigará o vaso de pressão do reator da usina, geradores de vapor e outros componentes. A instalação do módulo CA01 em 16 de setembro marca “a entrada da unidade em uma nova etapa de construção estrutural e instalação de equipamentos,” segundo o instituto.

O projeto do reator CAP1000 – a versão chinesa do AP1000 da Westinghouse – utiliza técnicas de construção modular, permitindo que grandes módulos estruturaisCHNA 2 sejam construídos em fábricas e posteriormente instalados no local. O módulo CA01 é chamado de supermódulo por ser grande demais para ser transportado por rodovias e ferrovias, e foi construído no local. A SNERDI — subsidiária da State Power Investment Corporation — afirmou que a equipe do projeto enfrentou quatro grandes desafios para içar o módulo CA01, que descreve como “o maior, mais pesado e mais complexo módulo estrutural da ilha nuclear”. Esses desafios eram sua estrutura complexa, seu peso elevado, o desvio do centro de gravidade e a precisão de posicionamento milimétrica.

“A equipe do projeto alcançou esses avanços por meio de inovação tecnológica e controle refinado“, afirmou a empresa. “Usando tecnologia de escaneamento a laser, a equipe criou uma réplica digital em escala real do módulo, calculando com precisão as coordenadas reais do centro de gravidade. Com base nessas informações, eles projetaram um sistema de içamento multiponto dedicado, equipado com uma viga de equilíbrio de três estágios, para lidar com o desvio do centro de gravidade causado pela estrutura em forma de T do módulo.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of