CHUVAS EM JANEIRO ALCANÇARÃO A MÉDIA HISTÓRICA NAS HIDRELÉTRICAS DO SUBSISTEMA SUDESTE/CENTRO-OESTE
As hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste terão um mês de janeiro com volumes de chuva equivalentes à média histórica, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O órgão prevê que as usinas dessas regiões receberão chuvas que corresponderão a 96% dos volumes registrados historicamente em janeiro. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste é o principal do país, pois corresponde a 70% da energia hidrelétrica armazenada no Brasil.
Enquanto isso, no Nordeste, região com a segunda maior capacidade de energia hídrica armazenada, as chuvas serão mais generosas. As precipitações ficarão 123% acima da média histórica em janeiro, segundo o ONS. No Sul, as chuvas serão mais escassas. O ONS estima que os volumes ficarão em 40% da média histórica em janeiro. Por fim, as hidrelétricas do Norte receberão chuvas correspondentes a 183% da média histórica do mês.
O operador também afirmou que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste fecharão o primeiro mês de 2022 com 37% de capacidade. No Nordeste, esse percentual chegará a 72,5%.
Deixe seu comentário