faixa - nao remover

FPSO CIDADE DE SÃO PAULO JÁ ESTÁ PRODUZINDO NO CAMPO DE SAPINHOÁ, NO PRÉ-SAL DE SANTOS

O FPSO Cidade de São Paulo, da Petrobrás, já está produzindo comercialmente. A embarcação é dedicada ao campo de Sapinhoá, um dos maiores do Brasil, capaz de render até 2 bilhões de barris de gás e petróleo. Descoberto em julho de 2008, o reservatório fica no bloco BM-S-9, no pré-sal da Bacia de Santos. A necessidade da petroleira é tanta, que o campo teve sua estreia antecipada: o Plano de Negócios 2012-2016 previa a operação apenas em 13 de janeiro.

O Cidade de São Paulo está ancorado a 2.140 metros de profundidade, a 310 km da costa. Quando estiver em máxima capacidade, poderá processar, a cada dia, 120 mil barris de petróleo e 5 milhões de m3 de gás. O petróleo produzido  é de grande qualidade, sendo média densidade (30º API).

A Petrobrás prevê, conforme seu Plano de Desenvolvimento, ainda outra plataforma para Sapinhoá. Ela será o FPSO Cidade de Ilhabela, que deve operar a partir de meados de 2014. O bloco BM-S-9 é operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (30%) e a Repsol Sinopec Brasil S.A. (25%).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of