CIENTISTAS ALEMÃES TESTAM EQUIPAMENTO CAPAZ DE TRANSFORMAR HIDROGÊNIO EM POSSÍVEL FONTE DE ENERGIA LIMPA
A energia nuclear tem sido uma das grandes apostas para um futuro energético mais limpo, tal como as renováveis. Novas tecnologias para o setor seguem sendo desenvolvidas, como um experimento que será realizado por cientistas alemães para transformar hidrogênio em energia, através de uma fusão nuclear.
O teste da nova tecnologia contará com a presença da chanceler alemã, Angela Merkel (foto), de acordo com o jornal The Guardian. O procedimento a ser realizado será de aquecimento extremo de hidrogênio, transformando suas partículas em plasma, estado físico que a matéria alcança semelhante às condições do sol.
O escolhido para realizar tal teste é o Max Planck Institute, em Greifswald, e será o ponto máximo de esforços de anos de cientistas de todo mundo que buscam gerar energia através de fusão nuclear. A utilização em termos comerciais, no entanto, ainda está a algumas décadas de distância, de acordo com envolvidos no projeto.
“É uma fonte muito limpa de energia, a mais limpa que você poderia possivelmente desejar. Não estamos fazendo isso para nós, mas para nossos filhos e netos”, afirmou John Jelonnek, físico do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, envolvido no projeto.
[…] Fonte: PetroNotícias. […]