CIENTISTAS ASSINAM CARTA ABERTA CONTRA PRECONCEITO SOBRE A ENERGIA NUCLEAR
Mais de 60 cientistas assinaram uma carta aberta contra o preconceito sobre a energia nuclear. Intitulada “O papel-chave para a energia nuclear na conservação da biodiversidade mundial”, a carta foi escrita por Barry Brook (foto), presidente da sustentabilidade ambiental da Universidade da Tasmânia.
“Por mais que os principais cientistas do clima tenham defendido recentemente o desenvolvimento de sistemas de energia nuclear segura, como próxima geração para combater a mudança climática global […] rogamos à conservação e à comunidade ambiental para pesar os prós e contras de diferentes fontes de energia usando provas objetivas e pragmáticas trade-offs, em vez de simplesmente confiar em percepções idealistas do que é ‘verde'”, destacou um trecho.
Barry Brook faz ainda uma avaliação do uso da Terra, emissões, climas e implicações de custos para sete fontes de energia – carvão, gás, nuclear, biomassa, hídrica, eólica e solar. Sua conclusão foi que a energia nuclear e eólica representam a melhor relação custo-benefício entre as fontes observadas.
A má reputação que cerca a energia nuclear é o que mais incomoda o cientista, que afirma que as novas tecnologias utilizadas no setor nuclear, baseadas em sistemas modulares com reciclagem de combustível cheio e segurança inerente, podem substituir efetivamente os combustíveis fósseis.
Prudencia, bom senso e juízo agora é preconceito. Estamos evoluindo!!!