Naturgy
faixa - nao remover

CIENTISTAS CHINESES E RUSSOS PLANEJAM UMA USINA NUCLEAR NA LUA PARA ABASTECER ESTAÇÃO ESPACIAL

usina-luaORLANDO – Por Fabiana Rocha – É… os namorados vão ter que dividir o romantismo inspirado pela Lua com uma usina nuclear que chineses e russos querem construir no solo lunar.  Para muitos, é certeza que isso faz parte de um roteiro dos Simpsons mas, sendo ou não, tem gente mesmo pensando nisso em construir uma usina nuclear na Lua. A iniciativa parece estar a um passo para a chacota, mas a “ideia genial” é verdadeira e nasceu na China. Da cabeça de um cientista renomado em seu país. Pei Zhaoyu. Sim, os chineses têm planos de construir uma usina nuclear na Lua para dar suporte a uma estação espacial de pesquisa permanente. O planejamento está sendo feito em conjunto com a Rússia. Nem o Capitão Kirk, de Guerra nas Estrelas, pensou nisso. Em uma apresentação para governos estrangeiros e organizações internacionais em Xangai, os cientistas apresentaram os planos mais detalhados até agora para a Estação Lunar Internacional de Pesquisa (ILRS). A base conjunta, com pessoal permanente, deverá ser construída até 2035, e a China pretende pousar astronautas na Lua nos próximos cinco anos. Se fosse no Brasil, o IBAMA jamais iria permitir… 

A missão Chang’e-8 está planejada para 2028 e pretende lançar as bases para a construção desta base lunar permanente e tripulada. Isso significa que a China estáPAY competindo diretamente com os Estados Unidos, pois também quer ter astronautas baseados na Lua e potencialmente impulsionar pesquisas e missões com energia nuclear lunar. Durante a apresentação, o engenheiro-chefe da missão de 2028, Pei Zhaoyu, Vice-diretor do Centro de Exploração Lunar e Programa Espacial da CNSA, mostrou como o fornecimento de energia da base lunar também pode depender de painéis solares de grande escala e de oleodutos e cabos para aquecimento e eletricidade construídos na superfície da lua.

A ideia e a iniciativa de ter uma usina nuclear na Lua foi apoiada pela agência espacial russa, Roscosmos, no ano passado, quando ela disse que planejava construir um reator nuclear na superfície lunar até 2035 com a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) para alimentar o ILRS. Embora Pequim nunca tenha anunciado formalmente apoio a uma unidade de energia lua cheianuclear na Lua, a inclusão disso na apresentação internacional sugere que o país a apoia. Wu Weiren, projetista-chefe do programa de exploração lunar da China, disse que é  “Uma questão importante para o ILRS é o fornecimento de energia, e nisso a Rússia tem uma vantagem natural. Quando se trata de usinas nucleares, especialmente enviando-as ao espaço, ela lidera o mundo, está à frente dos Estados Unidos”. Os dois países podem enviar um reator nuclear para a Lua”.

Os parceiros de Pequim na Rússia estão trabalhando em uma nave espacial de carga movida a energia nuclear, descrita como um “rebocador espacial”. Yury Borisov, ex-chefe da Roscosmos, disse em 2024: “Essa enorme estrutura ciclópica seria capaz, graças a um reator nuclear e turbinas de alta potência, de transportar grandes cargas de uma órbita para outra, coletar detritos espaciais e se envolver em muitas outras aplicações.”

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Dráusio Lima Atalla Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

Enquanto pensam em colocar usinas nucleares na lua e merecem nossa atenção, nossas usinas bem aqui na terra e diante de nossos olhos, vagam sem direção, sem atenção, sem propulsão, sem sustentação, sem accountability, sem destino.