CINCO GRANDES EMPRESAS DECIDEM PARTICIPAR DA CONCLUSÃO DE BELENE, A USINA NUCLEAR BÚLGARA | Petronotícias




faixa - nao remover

CINCO GRANDES EMPRESAS DECIDEM PARTICIPAR DA CONCLUSÃO DE BELENE, A USINA NUCLEAR BÚLGARA

sdasaCinco empresas manifestaram interesse ao convite da Bulgária para investimentos estratégicos na construção da usina nuclear de Belene, no rio Danúbio, perto da fronteira romena:a China National Nuclear Corporation, a Framatome, a General Electric, a Korea Hydro Nuclear Power e a Rosatom solicitaram o processo de seleção. O  convite para participação prevê o interesse para um investidor estratégico e/ou aquisição de uma participação minoritária e/ou compra de eletricidade. As condições para participação foram publicadas pelo do governo búlgaro  no Jornal Oficial da União Europeia, em maio. O prazo de 90 dias expirou hoje (19). A data de conclusão é de 12 meses a partir da data de publicação.

O secretário executivo do Fórum Atômico Búlgaro (Bulatom), Stanislav Georgiev, diz que não haverá mudanças nos termos do procedimento e que o estado não fornecerá garantias para a compra de eletricidade. Georgiev disse que “O procedimento envolve nove etapas e esta é apenas a primeira. Esta não é uma proposta. A primeira etapa é simplesmente declarações de que as empresas pretendem participar.  As propostas serão solicitadas e haverá discussões ssssdurante a terceira ou quarta etapa do procedimento e todo o processo levará um pouco mais de um ano”. A ministra da Energia, Temenuzhka Petkova (foto), sugeriu que os jornalistas fossem pacientes para esperar o anúncio oficial sobre as empresas que apresentaram seus requerimentos preliminares. A ministra sublinhou que a Bulgária investiu US$ 1,7 bilhão na construção da usina Belene.

Anunciando sua manifestação de interesse, a Rosatom disse que seu pedido foi aceito pela Natsionalna Elektricheska Kompania EAD.  O projeto de construção da central nuclear de Belene no norte da Bulgária,  localizado a 4 km da cidade de Belene e a 11 km da cidade de Svishtov – inclui a construção de duas unidades de 1000 MWe, cada uma usando o russo VVER-1000 / V-466 projeto que é um reator de água pressurizada com quatro loops circulantes. A potência térmica nominal é de 3000 MWt e a potência líquida é de 1000 MWe.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of