CLARIANT VAI CONSTRUIR NOVA PLANTA DE ETANOL CELULÓSICO USANDO TECNOLOGIA EXCLUSIVA | Petronotícias




faixa - nao remover

CLARIANT VAI CONSTRUIR NOVA PLANTA DE ETANOL CELULÓSICO USANDO TECNOLOGIA EXCLUSIVA

rererA Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, anuncia o investimento em uma nova planta comercial para a produção de etanol celulósico em larga escala a partir de resíduos agrícolas utilizando sua tecnologia sunliquid. A nova planta, com capacidade de produção anual de 50.000 toneladas, será construída n Romênia. As instalações serão de uma planta-modelo, depois da empresa confirmar  a competitividade e a sustentabilidade da nova  tecnologia em escala comercial. A Clariant tem a estratégia de licenciar sua nova tecnologia. O etanol celulósico é um biocombustível avançado e verdadeiramente sustentável, sendo produzido a partir de resíduos agrícolas, como palha de trigo e forragem de milho. A palha é convertida em açúcares celulósicos, que posteriormente são fermentados e transformados em etanol celulósico.

Para se concentrar ainda mais na comercialização de bioetanol, licenças e enzimas, a Clariant criou a nova Business Line Biofuels & Derivatives, como parte da área desws negócios Catalysis. A partir de janeiro de 2018, todas as atividades relacionadas à plataforma de tecnologia sunliquid  serão transferidos para a Business Line Biofuels & Derivatives. Os próximos passos são os estudos de engenharia detalhados antes do início da construção da unidade, que está prevista para 2018. A planta deverá entregar seu primeiro lote de produtos em 2020. Ao operar na capacidade total, a nova planta processará anualmente cerca de 250.000 toneladas de palha de trigo e de outros cereais, adquiridas de agricultores locais. Os coprodutos do processo serão utilizados para a geração de energia renovável com o objetivo de tornar a planta independente da necessidade de uso de fontes de energia fóssil. Portanto, o etanol celulósico produzido será um biocombustível avançado quase neutro em carbono.

Christian Kohlpaintner(foto), membro do Comitê Executivo da Clariant disse que  “A Clariant investe de forma contínua no desenvolvimento de produtos sustentáveis e soluções inovadoras, como o sunliquid. Este processo pioneiro viabiliza a produção de biocombustíveis avançados, eficientes e sustentáveis, e tem grande potencial como plataforma tecnológica para uma variedade de materiais bioquímicos. Esta é mais uma demonstração do sucesso da estratégia de inovação da Clariant, uma vez que fortalece o potencial de crescimento a partir do seu robusto portfólio”.

5
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Univaldo JuniorDeco BambaMarcelo Bueno Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcelo Bueno
Visitante
Marcelo Bueno

Enfim, investimentos !!
Mesmo que seja na Romenia.
E o Brasil, com mercado consumidor, matérias primas, não ficou com o investimento. Por que?

Univaldo Junior
Visitante
Univaldo Junior

Essa tecnologia veio para o Brasil em 2013 com projetos de fábrica em escala comercial mais infelizmente a Granbio uma empresa sem administração deixou essa tecnologia ir embora pois participei da transportacão da tecnologia da Itália para o Brasil é um grande projeto tecnológico na área de biocombustíveis renovável. Se tivesse ficado aqui no Brasil com tanta material prima seria uma revolução para usina de etanol.

Deco Bamba
Visitante
Deco Bamba

Estas notícias que não trazem nada para o Brasil não deviam ser anunciada. Estas firmas vende para os tupiniquins mas não investem no Brasil.

Univaldo Junior
Visitante
Univaldo Junior

Ao contrário foi vendida essa tecnologia primeiro para o Brasil um grande projeto inovador mais infelizmente caiu em mão errada já pensou todas as 300 usinas de açúcar e álcool do Brasil tendo sua produção aumentada em 50% e não plantando canavial seria uma revolução para o setor de biocombustíveis renovável.

Univaldo Junior
Visitante
Univaldo Junior

A clariant teria que trazer essa tecnologia para o Brasil pois a grande procura pelas usinas de açúcar e álcool pois aumentaram em 50% suas produções de etanol e energia sem plantar canavial e não agrediram o meio ambiente sem falar do excedente de matérias primas que daria para aumentar a cogeracao de energia em 40% aumentando as receitas das usinas e criando mais de milhares de emprego.
Univaldo Junior Gestor de Bionergia fui o primeiro supervisorde produção de etanol celulósico em planta comercial do Brasil.