CLICKSOFTWARE PLANEJA EXPANDIR VOLUME DE CONTRATOS NO MERCADO BRASILEIRO | Petronotícias




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CLICKSOFTWARE PLANEJA EXPANDIR VOLUME DE CONTRATOS NO MERCADO BRASILEIRO

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Paul Whitelam_ALTA (2)A empresa ClickSoftware está com suas atenções voltadas ao mercado brasileiro. A companhia é especialista no fornecimento de soluções para a gestão automatizada e otimização da força de trabalho e serviços em campo. E o setor de óleo e gás do nosso país tem despertado interesse na empresa, conforme revela o vice-presidente sênior de marketing global, Paul Whitelam. “Como muitas indústrias, o mercado de Oil&Gas se depara com um conjunto cada vez menor de trabalhadores qualificados. Isso aumenta a necessidade de melhorar a utilização dos recursos disponíveis e leva as amplas operações em campo deste segmento em direção à tecnologia”, afirmou o executivo. No Brasil, a empresa já conseguiu uma carteira de clientes que inclui companhias de diversos setores – como Oi, Comgás e Porto Seguro. Mas a ideia é continuar com o crescimento. “Planejamos expandir nossos negócios no Brasil com uma abordagem multifacetada. Acreditamos na região e estamos investindo em nossa própria força de vendas diretas, mas também alavancaremos a força de nossos canais parceiros”, disse.

Gostaria que o senhor comentasse quais as soluções que a Clicksoftware oferece para o mercado de óleo e gás.

A ClickSoftware ajuda as empresas do mercado de Petróleo e gás a gerenciar seus ativos e trabalhadores móveis nas operações de upstream, midstream ou downstream. A ClickSoftware fornece visibilidade imediata da localização dos recursos e garante que os funcionários estejam alocados em tarefas nas quais tenham as habilidades, certificações e equipamentos apropriados. A tecnologia da ClickSoftware é usada para gerenciar cronogramas de manutenção, procedimentos operacionais, notificações de qualidade, entre outros. Os trabalhos no mercado de petróleo e gás podem variar muito, como por exemplo, inspeções recorrentes, tratamentos, processos complexos (faturamento hidráulico, operações de cimentação, telefonia fixa), assim como manutenção de rotina. Por isso, a solução da ClickSoftware oferece profundidade e amplitude de funcionalidade em uma única solução de gerenciamento de recursos em campo.

As soluções da ClickSoftware otimizam a maneira como os trabalhadores móveis são alocados para essas várias tarefas, enquanto interagem com sistemas EAM, ERP, RH e/ou CRM existentes. O resultado é um processo contínuo que agiliza as operações, reduzindo os esforços administrativos e permitindo que os negócios tomem decisões mais oportunas e precisas. As ferramentas de agendamento, mobilidade e relatórios da plataforma tecnológica da ClickSoftware oferecem uma solução simplificada para iniciar, atribuir, monitorar, despachar e coletar todos os detalhes do trabalho. Isso reduz custos e aumenta o lucro, ao mesmo tempo em que aplica políticas e procedimentos de trabalho definidos. Os clientes enxergam melhorias drásticas na utilização de recursos, tempo de atividade e conscientização operacional, ao mesmo tempo em que diminuem seus custos operacionais, o DSO e a contenção de faturamento.

Como está a procura por essas soluções para óleo e gás aqui no Brasil? Há contratos em andamento?

Sim, a demanda está aumentando. Inclusive, falando sobre o interesse pelo Brasil especificamente, um dos nossos maiores clientes de Oil&Gas lançou recentemente sua solução para o Brasil, tendo implantado em várias outras regiões para gerenciar o cronograma de dezenas de milhares de recursos em campo. No mercado da América Latina, a demanda por soluções da ClickSoftware em operações de serviços em campo está crescendo, especialmente dentro do segmento de Oil&Gas. Com as recentes mudanças nos preços do petróleo bruto, as operações de serviços da Oil&Gas estão procurando reduzir os custos enquanto melhoram a entrega e aderem aos procedimentos de segurança.

De que forma as tecnologias digitais podem ser atrativas para o setor de petróleo?

As empresas de Petróleo & Gás são tradicionalmente organizadas em silos, com pouco compartilhamento de dados ou recursos entre as linhas de negócios. A ClickSoftware tem clientes de serviços em campos petrolíferos que estavam operando em folhas de ponto em papel e tinham visibilidade zero da localização de seus ativos ou recursos. Aproveitando as tecnologias digitais, as empresas de Petróleo & Gás podem rastrear e alocar apropriadamente ativos e recursos para trabalhar da maneira mais econômica possível. Nós vimos isso em particular em todo o mercado de Oil&Gas. As informações em tempo real disponibilizadas pelas soluções da ClickSoftware garantem que os recursos corretos sejam enviados para os trabalhos corretos no momento certo e estejam totalmente equipados. Da mesma forma, conforme as prioridades de negócios mudam, a ClickSoftware oferece às organizações de serviços a agilidade para reagir rapidamente. Aproveitando a capacidade da plataforma da ClickSoftware de suportar todas as necessidades de agendamento de serviços em campo em uma única plataforma em todas as linhas de negócios, as empresas de Petróleo & Gás podem operar de maneira mais ágil com atualizações em tempo real e compartilhamento de informações.

Quais as perspectivas da Clicksoftware em relação a volume de negócios dentro da área de óleo e gás?

Como muitas indústrias, o mercado de Oil&Gas se depara com um conjunto cada vez menor de trabalhadores qualificados. Isso aumenta a necessidade de melhorar a utilização dos recursos disponíveis e leva as amplas operações em campo deste segmento em direção à tecnologia. Melhorar o conhecimento sobre o desempenho de ativos e tomar decisões mais rápidas e mais informadas sobre como lidar com essas necessidades é essencial para apoiar a lucratividade em um mundo onde é improvável que US$ 100 barris retornem.

Gostaria que o senhor comentasse também da atuação da empresa em outros setores, como o de energia.

Cerca de um terço da base de clientes da ClickSoftware é composta de empresas do setor de Utilities, e outro terço de companhias do segmento de telecomunicações. Semelhante ao Petróleo & Gás, essas indústrias apreciam nossa capacidade de lidar com milhares de recursos executando diferentes tipos de trabalho em várias linhas de negócios em uma única plataforma. Também é essencial para essas indústrias a capacidade de integração com os sistemas de registro existentes. Assim como com o mercado de Oil&Gas, vemos nossos clientes e prospectos ansiosos para adotar soluções baseadas em nuvem. O apelo das ofertas continuamente aprimoradas, o custo de propriedade reduzido e os recursos funcionais avançados permitem que as empresas de serviços adotem rapidamente os recursos que não estão disponíveis nas soluções on-premises (locais).

Qual tem sido a importância estratégica do Brasil para os negócios da Clicksoftware?

A ClickSoftware teve um grande sucesso no Brasil desde que abrimos nosso primeiro escritório há 5 anos. Temos orgulho da forte base de clientes que continuamos a construir, com empresas como a Oi, Comgás e Porto Seguro utilizando o ClickSoftware para melhorar a visibilidade, a conscientização operacional e reduzir os custos em suas operações de serviço em campo.

Como a empresa pretende crescer no país ao longo dos próximos anos dentro do Brasil? Qual será a estratégia?

Planejamos expandir nossos negócios no Brasil com uma abordagem multifacetada. Acreditamos na região e estamos investindo em nossa própria força de vendas diretas, mas também alavancaremos a força de nossos canais parceiros com empresas como SAP, Accenture, Infosys, que têm nos ajudado a vender e implementar.

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