faixa - nao remover

CNEN CONCLUIU QUE MATERIAL RADIOATIVO ATINGIDO NO INCÊNDIO EM UNIDADE DA PETROBRÁS NÃO OFERECE PERIGO

wwwwOs bombeiros descartaram a possibilidade de contaminação radioativa depois do incêndio de grandes proporções que destruiu um depósito de boias para tubulações na cidade de Serra, perto da capital, Vitória. O incêndio ocorreu na inicio da noite do ultimo domingo (26), depois das chamas terem atingido primeiramente a região de mata no entorno das instalações da Petrobrás. A CNEN ficou preocupada por que na base, segundo a nota que enviou, no local onde ocorreu o incêndio, o Terminal Intermodal –TIMs, armazenava temporariamente tambores e contêineres contendo borras oleosas oriundas de descomissionamento proveniente de operação offshore da produção de petróleo. É um material radioativo de origem natural denominado de NORM (Naturally-Occurring Radioactive Materials), que possui concentração de radionuclídeos levemente superior aos limites de isenção e é objeto de controle regulatório da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em concordâncias com as Normas reguladoras.

Uma equipe foi deslocada para o local com objetivo de  fazer a verificação das condições de integridade dos tambores e dos contêineres, bem como avaliar as providências 22a serem tomadas. O Corpo de Bombeiros local, no entanto, depois de algumas verificações, disse que o material consumidor pelo fogo era quase na totalidade feito de plástico. Para compartilhar esse conteúdo. No local havia também um galpão para estocagem de substâncias de baixo nível de radiação, contida na área de armazenamento, sem oferecer risco ara pessoas ou ao meio ambiente. Esse espaço está isolado, sem oferecer riscos, atendendo a todos os requisitos de segurança. Após o término de trabalho de rescaldo, esse material será recondicionado, de acordo com as normas dos reguladores e estocado em outro local. O porta-voz do Corpo de bombeiros confirmou ser um material radioativo, mas que oferecia perigo para a população local. O pessoal da CNEN disse que o material mediu 0,04 mSv ( uma unidade de medição da radiação), abaixo da tolerância pelas leis brasileiras.

A CNEN emitiu a seguinte nota oficial, depois da inspeção no local do incêndio:

 “Terminal Industrial e Multimodal da Serra”, da empresa Petrobrás, em Vitória, no Espírito Santo, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) esclarece que sua equipe de emergência foi acionada e, desde então, está acompanhando o desdobramento da situação, em contato permanente com o Corpo de Bombeiros do local e gerentes da Empresa.

O incêndio atingiu a tenda lonada onde era guardado o Material Radioativo de Ocorrência Natural (NORM), rompendo tambores nos quais estava armazenado, sendo derramado no chão de cimento. Por questões de segurança, a avaliação dos técnicos da CNEN no local somente foi possível na terça-feira, dia 29. Assim, servidores da Diretoria de Radioproteção e Segurança (DRS) da CNEN e do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade desta Comissão no Rio de Janeiro, realizaram levantamento radiométrico no entorno da área afetada. A medição não apresentou valores acima dos níveis permitidos. Foram coletadas, ainda, amostras de água e solo para serem analisadas em laboratório.

A CNEN já recomendou à Petrobras a rápida confecção de um plano de ação para a remediação da área e tratamento dos materiais. A Comissão informa, ainda, que continuará acompanhando o desdobramento dessa ocorrência.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of