CNPE CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA DISCUTIR SEGURANÇA CIBERNÉTICA DO SETOR ELÉTRICO

4bf359e3-6ef3-47ea-81b3-c551413c675c

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante a primeira reunião do CNPE de 2021

De olho nas ameaças dos tempos modernos, o Conselho Nacional de Política Energética decidiu criar um grupo de trabalho que irá estabelecer diretrizes para harmonizar as atividades de segurança cibernética do setor de energia elétrica. A medida foi anunciada nesta semana, durante a primeira reunião do CNPE deste ano. É uma resposta ao que aconteceu ao longo de 2020 e também agora no início de 2021, quando foram registrados alguns ciberataques a sistemas de instituições do setor de energia elétrica. Felizmente, nenhum deles colocou em risco o fornecimento de eletricidade no país.

Em seus trabalhos, o novo grupo de trabalho irá se valer das experiências vivenciadas pelas entidades e empresas do setor, além de abordar aspectos relativos à prevenção, tratamento, resposta a incidentes e resiliência sistêmica. A previsão é que o relatório do grupo esteja pronto após um período de 60 dias, contados a partir da escolha de seus membros.

O grupo será formado por representantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o grupo será coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e contará com apoio de especialistas representantes de órgãos e entidades da sociedade civil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of