CNPE FORMALIZOU O PLANO DE RECUPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DAS HIDRELÉTRICAS
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou nesta semana, no Diário Oficial da União, uma resolução que aprova o chamado “Plano de Recuperação dos Reservatórios de Regularização de Usinas Hidrelétricas do País”. A elaboração da iniciativa foi determinada pela lei de desestatização da Eletrobrás. O plano pode ser lido na íntegra por meio deste link.
As ações contidas no plano estão divididas em diferentes horizontes de implementação, de curto a longo prazo, e em quatro grandes frentes de atuação: Aspectos Físicos dos Reservatórios, Dinâmica de Operação dos Reservatórios, Planejamento da Operação e da Expansão do Sistema Interligado Nacional e Modelagem Matemática.
O governo informou ainda que uma das próximas etapas previstas será o estabelecimento de metas e indicadores globais de monitoramento, o que deve acontecer no prazo de até 120 dias. “Os indicadores serão postos pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em consulta pública, visando colher as contribuições da sociedade para aprimoramento da proposta e consolidá-la em até 210 dias, para ser apresentada ao CNPE”, disse o MME.
O ministério acrescentou ainda que há a expectativa de que as iniciativas contribuam, ao longo de dez anos, com a recuperação gradual dos níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras. “Outro objetivo é o aprimoramento da sinergia entre as avaliações do setor elétrico brasileiro e a gestão dos usos múltiplos das águas, o que resultará em benefícios à sociedade, em termos de segurança energética e hídrica, fomentando o desenvolvimento socioeconômico brasileiro e a geração de emprego e renda”, finalizou a pasta.
Deixe seu comentário