COM 35 ANOS DE MERCADO, BALG AVANÇA NA AMÉRICA DO SUL | Petronotícias




faixa - nao remover

COM 35 ANOS DE MERCADO, BALG AVANÇA NA AMÉRICA DO SUL

Empresa nacional de capital fechado, a Balg atua nos segmentos siderúrgico, naval, de papel e celulose, petroquímico, de refrigeração, entre outros. Sua fundação foi em 1978, desde quando produz juntas de expansão, em suas diversas categorias. Hoje, a empresa de médio porte está entre os maiores vendedores do equipamento no Brasil, num setor de forte concorrência. Com 55 empregados, quase todos brasileiros, a Balg, cuja matriz fica no Rio de Janeiro, está em quase todas as capitais brasileiras, e pretende futuramente se expandir no mercado sul americano, por meio de representações. Para saber mais sobre os planos da companhia, o repórter Rafael Godinho entrevistou o coordenador de vendas da Balg, Geovane da Rocha Gonçalves.

Qual o foco da Balg?

A Balg é uma empresa especialista em juntas de expansão, com 35 anos de existência. A companhia atua hoje no mercado nacional e em alguns países vizinhos, através de representações. A Balg vem constantemente se atualizando e buscando melhorar os processos produtivos.

Qual a aplicação das juntas de expansão?

Juntas de expansão são acessórios de tubulação utilizados para compensar a dilatação térmica dos tubos. O equipamento pode ir por dentro do tubo, aparafusado, rosqueado ou soldado. Essa é a nossa especialização. Temos bastante concorrência, mais brasileira que internacional.

Qual a relação entre a Balg e o setor de óleo e gás?

A relação é total. Temos vários equipamentos em plataformas, refinarias, petroquímicas etc.  Nosso produto tem muita aplicação nesse setor, que corresponde a cerca de 40% do nosso faturamento. Os demais 60% são mineração; siderurgia; papel e celulose; e revendas.

Quais são os principais consumidores da Balg?

Nossos principais clientes são Petrobrás, Grupo Fibria, Cimento Lafarge e Transpetro. Basicamente são esses. A gente vende para todas as empresas do mercado de cimento, quase todas do mercado de papel e celulose (só há um grupo para quem a gente não vendeu ainda), e também empresas de mineração e siderurgia, como Vale, Mineração Rio Branco e Grupo KM.

A Balg tem parceria com alguma empresa?

A gente tem parceria tecnológica com uma empresa dinamarquesa, que ainda não podemos revelar, e que nos tem passado uma tecnologia mais avançada. Em troca, temos inserido essa empresa no mercado brasileiro. Temos também parcerias de representação comercial com empresas nacionais. De todos os estados brasileiros, a gente só não está no Acre, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Recentemente, tivemos uma atividade do Sebrae no Peru que gerou alguns resultados nos segmentos de papel e celulose, mineração, siderurgia – e óleo e gás também. Além disso, temos representação no Chile e estamos negociando representação na Argentina. 

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of