faixa - nao remover

COM AUMENTO DA TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO, PETROBRÁS SUSPENDE NAVEGAÇÃO DE SEUS NAVIOS NO ESTREITO DE HORMUZ

O clima de medo e insegurança no Oriente Médio forçou a Petrobrás a suspender a movimentação de suas embarcações pelo Estreito de Hormuz, que liga o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã e ao Mar da Arábia. A decisão acontece horas depois do ataque iraniano contra bases militares dos Estados Unidos no Iraque e reflete a tensão que existe neste momento na região.

A companhia avaliou o referido cenário e, em conjunto com a Marinha do Brasil, decidiu por evitar, no momento, o trânsito pelo Estreito de Hormuz”, anunciou a empresa, em comunicado. A Petrobrás ainda acrescentou que a decisão não trará qualquer impacto ao abastecimento de combustíveis no Brasil. “Os desdobramentos locais seguem sendo monitorados e avaliados”, completou a empresa.

ESTREITO-DE-ORMUZÉ pelo Estreito de Ormuz que acontece o transporte de pelo menos 20% de todo o petróleo produzido no mundo, com destino a consumidores da Ásia, da Europa e da América do Norte. Existe um temor de que, no caso de um confronto de longa duração com os Estados Unidos, o Irã decida fechar o estreito, provocando um severo efeito para a economia de todo o mundo.

Do lado dos Estados Unidos, o discurso mais recente do presidente Donald Trump continuou duro, mas pelo menos sem ameaças de novos ataques americanos. Trump anunciou novas sanções contra o Irã, mas disse que o país islâmico parece estar recuando.

No momento de publicação desta reportagem, o preço do barril Brent acumulava forte queda de 4,7%, sendo negociado a US$ 65,06. No caso do barril WTI, o recuo era de 5,5% (US$ 59,21).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of