Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

COM CONTRATO DE SONDA PERTO DO FIM, PETROBRÁS AINDA AGUARDA VISTORIA DO IBAMA EM UNIDADE DE FAUNA NO AMAPÁ ENTREGUE HÁ 40 DIAS

Captura de tela 2025-05-13 172910Já se passaram 40 dias desde a entrega da Unidade de Atendimento e Reabilitação no Oiapoque (AP), que era uma das exigências do Ibama para a liberação da licença ambiental para perfuração do poço exploratório na Bacia da Foz do Amazonas. No entanto, o órgão ambiental ainda não fez a sua vistoria técnica ao centro. A reportagem do Petronotícias questionou à presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, sobre essa situação durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (13). A executiva disse que “respeita a institucionalidade do país e que acredita na racionalidade dessa institucionalidade”. A celeridade no andamento do processo de licenciamento é vital, pois a sonda contratada pela Petrobrás para perfurar o poço terá seu contrato vencido em outubro – ou seja, daqui a cerca de cinco meses.

Estamos com tudo programado para mover essa sonda para a locação. A última exigência do IBAMA foi atendida no final de março. O novo centro de despetrolização da fauna no Oiapoque foi entregue no final de março, com licença emitida pelo estado do Amapá no início de abril”, disse a executiva. “O que estamos entregando para a sociedade é o maior Plano de Emergência para uma operação de exploração de petróleo já visto no mundo, em águas profundas e ultraprofundas. É muito difícil imaginar que uma licença com esse tipo de aparato não vá ser emitida numa região tão carente, que precisa tanto de desenvolvimento”, completou.

Captura de tela 2025-05-13 172733A diretora de Assuntos Corporativos da Petrobrás, Clarice Coppetti (foto à direita), revelou que a empresa realizou, na semana passada, um exercício simulado interno da empresa na região de Oiapoque. Vale ressaltar que esse simulado não substitui a Avaliação Pré-Operacional (APO), que é uma atividade que analisa a capacidade de resposta a derramamento de óleo.

Tivemos mais de 200 pessoas envolvidas — técnicos de todas as áreas — e muitos equipamentos mobilizados. Simulamos todas as ações de resposta à emergência, de resgate e de tratamento de fauna. Todos os exercícios comprovaram que nosso planejamento está correto. Todos os tempos estão dentro dos manuais — dos robustos manuais do IBAMA“, disse Clarice ao detalhar o simulado interno da empresa.

A executiva contou que a petroleira tem feito, semanalmente, reuniões e conversas com o IBAMA, bem como tem protocolado todos os passos dados para a liberação da licença. “Estamos conduzindo uma gestão direta e acreditamos que, nos próximos dias, teremos a resposta desse órgão ambiental”, concluiu Clarice.

CONTRATO DA SONDA VENCE EM OUTUBRO

Captura de tela 2025-05-13 172825A sonda ODN-II, de propriedade da Foresea, está contratada pela Petrobrás para realizar a perfuração do poço da Foz do Amazonas. Contudo, o contrato da unidade vence em outubro. A diretora de Exploração e Produção da Petrobrás, Sylvia dos Anjos (foto à esquerda), explicou que, caso a perfuração comece antes do vencimento do contrato, a operação poderá continuar até a conclusão do poço — mesmo que ultrapasse o mês de outubro.

“Por isso, é fundamental que a gente tenha essa licença. Ainda tem o tempo de locomoção até a sonda, a realização da APO, depois aguardar o ‘ok’ do IBAMA e só então iniciar a perfuração”, pontou a diretora. “Precisamos garantir que, dentro do prazo, estejamos com o poço em andamento. Porque, se isso não acontecer, o que pode acontecer é precisaremos de uma licença para outra sonda, o que é muito difícil. Então é realmente fundamental conseguir essa licença. Estamos torcendo muito para isso“, finalizou.

Atualmente, a sonda ODN-II está na Baía de Guanabara, passando pelo processo de limpeza de coral-sol, que deve ser concluído nos próximos dias.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários