COM NÚMERO RECORDE DE EMPRESAS E PÚBLICO, NOVA EDIÇÃO DA MOSSORÓ OIL & GAS EXPO COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA
Está chegando a semana mais importante da indústria onshore brasileira. Na próxima terça-feira (21), começa o Mossoró Oil & Gas Expo (MOGE), no Expocenter, em Mossoró (RN). Trata-se do maior e mais relevante evento paras as empresas que produzem petróleo e gás em campos terrestres. Para esse ano, a feira conta com novidades que apontam para o crescimento do evento. Serão mais de 130 estandes, frente aos 90 de 2022, maior número registrado na história do MOGE. Toda a estrutura da exposição será espalhada em dois pavilhões. A feira será realizada até a quinta-feira (23) da próxima semana e deve receber cerca de 3 mil pessoas – o que representa um recorde. O evento é realizado desde 2016 pela Redepetro-RN e Sebrae-RN e, a cada edição, reafirma Mossoró como capital do onshore brasileiro. “Em relação ao cenário do onshore no Brasil, a perspectiva é bastante positiva. As mudanças recentes nesse mercado, com a venda de campos maduros da Petrobrás para empresas independentes, indicam uma retomada na produção e no desenvolvimento do setor, contribuindo para o fortalecimento do circuito espacial produtivo do petróleo”, avaliou o presidente da Redepetro-RN, Gutemberg Dias. “A expectativa do público e das empresas para o evento está muito grande. A procura por espaços para apresentação e exposição de empresas é tão grande que foi necessário criar um espaço adicional dentro do estande da RedePetro-RN e do Sebrae para receber aquelas companhias que desejam apresentar novos produtos”, acrescentou.
Quais são as novidades desta edição?
Neste ano, o evento apresenta uma nova roupagem. Ampliamos consideravelmente o espaço de exposição, passando de um para dois pavilhões. Além disso, introduzimos uma nova arena, a Arena ESG, que abordará temas relacionados a meio ambiente, sustentabilidade, social e governança. Assim como no ano passado, teremos também a Arena Petróleo & Gás, que discute amplamente questões ligadas ao setor petrolífero, e a Arena Inovação.
Uma outra novidade deste ano é que esta edição da Mossoró Oil & Gas Expo será carbon free. Estamos em processo de certificação pela Ambify, do grupo Ambipar, responsável pelo controle de emissões e pela compensação ambiental. Essa certificação é um avanço significativo para a historia do MOGE.
Outro ponto que cresceu consideravelmente este ano é a exposição de equipamentos na área externa. Embora já tivéssemos essa componente nos eventos anteriores, ela estava em uma escala menor. Neste ano, teremos dois espaços destinados a isso.
Por fim, importante destacar o aumento do número de eventos paralelos à feira. Firmamos uma parceria com a FEBRAGEO, a Federação Brasileira dos Geólogos, que realizará o evento chamado ‘Geopolítica’.
Poderia falar mais sobre essa nova Arena ESG?
A Arena ESG será um espaço onde as discussões vão girar em torno de questões sociais, governança e meio ambiente. Esse ambiente proporcionará debates que têm uma relação direta com esses temas.
Algumas palestras abordarão especificamente as ações realizadas nas comunidades do entorno dos campos onshore, destacando o papel do setor de petróleo e gás nessas discussões que envolvem a sociedade, o meio ambiente e a governança de maneira abrangente. Isso inclui tanto a governança interna das empresas quanto a colaboração com a sociedade para construir caminhos que promovam a sinergia entre meio ambiente e comunidade.
Como estão as expectativas do público das empresas em relação ao evento?
A expectativa do público e das empresas para o evento está muito grande. A procura por espaços para apresentação e exposição de empresas foi tão grande que foi necessário criar um espaço adicional dentro do estande da RedePetro-RN e do Sebrae para receber aquelas companhias que desejam apresentar novos produtos. Essa demanda expressiva reflete o interesse considerável de várias empresas em participar e se destacar no Mossoró Oil & Gas Expo.
A cada edição, o Mossoró Oil & Gas Expo ganha também um contorno internacional. Essa é uma tendência que será intensificada neste ano?
O Mossoró Oil & Gas Expo tem buscado ganhar esse caráter internacional, trazendo palestrantes e participantes de outros países. Neste ano, o evento contará com representantes do Canadá, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, entre outros. A presença significativa de uma delegação canadense, composta por quase 20 pessoas, reflete o esforço para criar uma sinergia entre esses representantes internacionais e os palestrantes e as empresas locais. Essa iniciativa busca intensificar a internacionalização do evento, e a expectativa é que essa tendência seja mantida e ampliada nas próximas edições.
Por fim, quais são as suas perspectivas em relação ao futuro do setor onshore brasileiro?
Em relação ao cenário do onshore no Brasil, a perspectiva é bastante positiva. As mudanças recentes nesse mercado, com a venda de campos maduros da Petrobrás para empresas independentes, indicam uma retomada na produção e no desenvolvimento do setor, contribuindo para o fortalecimento do circuito espacial produtivo do petróleo. Esse cenário é observado de maneira expressiva no Rio Grande do Norte. Em Mossoró, por exemplo, a cidade está recuperando a sua vivência com o petróleo. Hoje, é possível notar novamente o aumento de trabalhadores com macacões pelas ruas. Outro ponto interessante, relacionado diretamente às empresas associadas à RedePetro-RN, é que observamos uma quantidade enorme de companhias contratando. Isso indica uma dinamização do circuito espacial produtivo de petróleo e gás.
A retomada do modelo onshore, por meio das empresas independentes, tem desempenhado um papel crucial nesse processo. Além disso, a forma de trabalhar com as novas operadoras mudou, com um modelo mais rápido e direto, permitindo negociações mais eficientes. A interação direta entre operadoras, grandes empresas e fornecedores é fundamental. Durante a feira, teremos o PetroSupply Meetings, promovendo encontros de negócios que estreitam os laços entre empresas fornecedoras de bens e serviços no setor de petróleo e gás e os principais players do segmento que marcarão presença no evento.
Deixe seu comentário