COM TODAS APROVAÇÕES NECESSÁRIAS, FUSÃO DA TECHNIP COM A FMC TECHNOLOGIES DEVE SER CONCLUÍDA NO INÍCIO DE 2017
Só faltava a autorização brasileira para a americana FMC Technologies e a francesa Technip seguirem adiante com o processo de fusão, anunciado em maio, e agora o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu o aval para o fechamento do negócio, que forma uma empresa avaliada em cerca de US$ 13 bilhões. Além disso, os acionistas das duas empresas também aprovaram a transação, que se soma às aprovações de órgãos reguladores da União europeia, dos Estados Unidos, da Rússia, do México, da Índia e da Turquia, de modo que a conclusão do processo de fusão deverá ocorrer no início de 2017.
A união das duas empresas segue a tendência que tem ganhado força na indústria recentemente, com o avanço da crise gerada pela queda nos preços do barril de petróleo e a busca incessante pela redução de custos. A Baker Hughes e a Halliburton chegaram a tentar uma fusão parecida, mas foram barradas pelos órgãos reguladores, enquanto a Shell conseguiu seguir adiante com a aquisição da BG. No caso de agora, a previsão da Technip é que o acordo deva gerar economias de US$ 400 milhões a partir de 2019.
Os dois grupos já tinham uma joint venture, a Forsys Subsea, que foi apontada como uma parceria de sucesso e serviu de embrião para o avanço da união, que agora congrega 49 mil funcionários pelo mundo, com atuação em 45 países e uma receita total de US$ 20 bilhões em 2015, quando a soma dos Ebtidas (lucro antes dos impostos, taxas e juros) das duas companhias ficou em US$ 2,4 bilhões.
A nova empresa, que terá duas sedes, uma em Paris (França) e outra em Houston (EUA), focará sua atuação em cinco unidades de negócios, divididas da seguinte maneira: Surface; Subsea Services; Products; Subsea Projects; Onshore/Offshore.
O presidente da FMC, Doug Pferdehirt (foto), é quem assumirá o posto de CEO da nova companhia, e afirmou na ocasião do anúncio da união que a aliança prévia entre as duas companhias já vinha aproximando mais os clientes e inserindo elas nos processos em fases mais antecipadas das atividades do desenvolvimento de soluções, o que deve ser potencializado agora.
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