COMEÇA A 5ª RODADA DE LICITAÇÕES DO PRÉ-SAL
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, deu início à 5ª Rodada de Licitações, que acontece no Rio de Janeiro. Serão leiloadas quatro áreas: Saturno, Titã, Pau-Brasil e Sudoeste de Tartaruga Verde. Em seu discurso de abertura, Odonne fez um rápido balanço das mudanças pelas quais o setor passou recentemente e deu algumas sinalizações sobre o futuro.
Para a 6ª Rodada do pré-sal, prevista para o segundo semestre de 2019, disse que dois novos blocos devem ser incluídos no certame, mas não especificou quais. A sugestão será levada ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Ele ainda voltou a bater na tecla da necessidade rápida sobre o leilão do excedente da cessão onerosa, destacando que é fundamental sua realização para o mercado.
O total esperado em arrecadação com a 5ª Rodada do pré-sal é R$ 6,82 bilhões. Um grupo de 12 empresas, incluindo as principais petroleiras internacionais, vai disputar as áreas oferecidas hoje. Os lances começarão a ser apresentados em seguida, começando pela oferta de Saturno.
Deixe seu comentário