COMEÇA A CONSTRUÇÃO DO GASODUTO QUE LEVERÁ GÁS DO TURCOMENISTÃO AO AFGANISTÃO E À ÍNDIA
O presidente afegão e o primeiro-ministro paquistanês iniciaram a construção de gasoduto de 1.814 km que levará o gás natural do Turcomenistão ao Afeganistão, e depois para o Paquistão e para a Índia, depois que a sua construção começar oficialmente na fronteira do Afgnistão e o Turcomenistão. O projeto do pipeline, que é conhecido como TAPI, foi lançado quando os trabalhadores soldaram o primeiro link que atravessava a fronteira com a província ocidental de Herat, no Afeganistão, em uma cerimônia observada presidentes do Afeganistão e do Turcomenistão, o primeiro ministro do Paquistão e o ministro das Relações Exteriores da Índia. O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, declarou que “Estamos transformando a TAPI em um corredor que une a região. Este não é apenas um projeto econômico, mas também político”. O evento de lançamento na fronteira foi seguido por outra cerimônia na capital afegã de Cabul, em que participou o primeiro-ministro do Paquistão, Shahid Khaqan Abbasi, e um representante do governo indiano.
Ghani disse à multidão no evento de Cabul que o gasoduto, que vai transportar 33 bilhões de metros cúbicos de gás por ano, é uma mensagem para as gerações futuras: “Esperamos que a nossa próxima geração veja esta tubulação como base de uma junta posição em nossa região, que visa melhorar nossa economia, oferecer empregos e aumentar nossa segurança, tudo em nossa luta contra extremistas “.
O próximo grande projeto na região está sendo preparado com a colocação das primeiras faixas ferroviárias do Afeganistão, da fronteira com o Turquemenistão até o Irã: “Nós, afegãos, sofremos, mas agora estamos olhando para o nosso futuro e não temos hostilidade com nenhum país e queremos que nossos interesses nacionais sejam protegidos” afirmou Ashraf Ghani.
A construção do oleoduto através do país devastado pela guerra será protegida por pesadas medidas de segurança, de acordo com o porta-voz do gabinete, Jelani Farhad: “Hoje é um dia dourado para o Afeganistão. Isso ajudará a nossa economia e criará milhares de empregos”.
A obra de construção do pipeline deverá demorar dois anos para completar, depois de vários anos de planejamento. Ela reflete um raro show de cooperação entre vizinhos muitas vezes hostis, o Paquistão e a Índia e Afeganistão. Embora a segurança tenha sido um obstáculo importante para os eventos de inauguração, preparou um plano de segurança detalhado para proteger a construção do gasoduto. “Estamos prontos para proteger o TAPI. É bom e importante e vital para a economia do Afeganistão”, disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, que fez uma declaração onde afirmou que o gasoduto estava sob consideração mesmo durante a influência do Talibã no país, que terminou em 2001, com a invasão militar do país por forças lideradas pelos EUA.
Deixe seu comentário