COMEÇA A TRANSFERÊNCIA DE COMBUSTÍVEIS USADOS DE ANGRA 1 PARA UNIDADE DE ARMAZENAMENTO A SECO
A Eletronuclear iniciou a transferência dos combustíveis usados de Angra 1 para a Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS). Até agora, dois cascos (também chamados de Hi-Storms) com 37 elementos cada foram armazenados no depósito. Ao todo, serão transferidos 222 combustíveis da usina para a UAS, inseridos nesses recipientes. A atividade deve ser concluída até o próximo mês.
Atualmente, além dos dois Hi-Storms de Angra 1, a UAS conta com outros nove cascos com 288 elementos combustíveis usados da usina Angra 2. Para lembrar, a transferência de combustíveis usados para a unidade de armazenamento a seco vai abrir espaço nas piscinas de armazenamento para mais cinco anos de operação de cada planta nuclear.
A transferência de combustível usado conta com o apoio da empresa americana Holtec, fornecedora da tecnologia da UAS. Essa solução para armazenamento desse tipo de material é amplamente utilizado no mundo. Apenas nos Estados Unidos, existem cerca de 80 instalações similares. A UAS da Eletronuclear comporta até 72 módulos, com capacidade para armazenar combustível usado até 2045.
Deixe seu comentário