COMEÇA A LICITAÇÃO PARA ESCOLHA DA NOVA EMPRESA QUE IRÁ TOCAR AS OBRAS NA UPGN DO COMPERJ

comperjA saga da construção do Polo Gaslub Itaboraí (antigo Comperj) já não pode mais ser comparada a uma novela, mas sim a uma longa série que está prestes a iniciar uma nova temporada. A pergunta que fica é: estamos perto do desfecho da história? Isso só o tempo dirá. A novidade da vez é que a Petrobrás inicia na quinta-feira (15) uma nova licitação para contratar os serviços de construção civil, montagem, comissionamento e operação assistida da unidade de processamento de gás natural (UPGN) do Gaslub. A previsão inicial é que a abertura dos envelopes com as propostas das potenciais interessadas aconteça no dia 15 de novembro. O processo de contratação terá abrangência nacional. O contrato terá prazo de execução de 545 dias.

Importante aqui fazer uma distinção. Como noticiado pelo Petronotícias, a Petrobrás já havia lançado em julho uma outra licitação relacionada à UPGN do Polo Gaslub. Aquela concorrência, contudo, era voltada para finalização do escopo de projeto executivo da unidade de processamento de gás natural, subestações elétricas, unidades auxiliares e off-sites. Essa licitação já está em curso. A nova concorrência, que será aberta amanhã, será voltada para técnica de engenharia para a obra, construção civil, montagem eletromecânica, interligações, comissionamento, pré-operação, partida e operação assistida do remanescente de obras da UPGN.

cadeira-vaga-na-petrobras-abre-disputa-entre-centrao-e-militaresNa parte de construção civil, a futura empresa escolhida deverá realizar o fornecimento de materiais e a execução de todos os serviços remanescentes de Construção Civil, Montagem e Arquitetura necessários à implantação e ao perfeito funcionamento da Unidade Industrial, incluindo, mas não se limitando a: Estruturas metálicas; Arquitetura; Instalações prediais; Instalações hidráulicas, sanitárias e pluviais; Pavimentação e arruamento; entre outros.

Para lembrar, as obras da UPGN do Gaslub estavam sendo tocadas pelo consórcio formado pela chinesa Kerui e a brasileira Método. Contudo, em julho, a Petrobrás decidiu encerrar o contrato com a Kerui-Método. Antes desse cancelamento, o consórcio já havia demitido 2 mil pessoas que trabalhavam nas obras. Hoje, as atividades no canteiro estão paralisadas, sendo realizadas apenas operações de preservação dos equipamentos e das instalações. O imbróglio na UPGN do Polo Gaslub está relacionado com desentendimento entre o consórcio e a Petrobrás sobre os valores das obras. Inicialmente orçada em cerca de R$ 2 bilhões pelos chineses, a UPGN viu seu valor saltar para mais de R$ 3 bilhões, por conta de variações cambiais, impactos da pandemia e mudanças no projeto.

KERUI-CAPAO chamado Projeto Integrado Rota 3 envolve o gasoduto Rota 3 e a UPGN do Polo Gaslub, além de outras estruturas necessárias para sua operação. A vazão de escoamento do gasoduto será de aproximadamente 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Já a UPGN poderá processar 21 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural provenientes do polo pré-sal da Bacia de Santos.

Inicialmente, a ideia da Petrobrás era iniciar a operação do Projeto Integrado Rota 3 ainda no segundo semestre deste ano. Agora, diante do impasse envolvendo a Kerui-Método, uma nova data está sendo analisada pela petroleira. Os detalhes e toda a documentação da nova licitação das obras da UPGN do Comperj (7003880487) estão disponíveis no site da Petronect.

29
Deixe seu comentário

avatar
20 Comment threads
9 Thread replies
3 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
24 Comment authors
Alberto gomes de souzaalexLipeRleitebianca Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Denilson Janes Simões
Visitante
Denilson Janes Simões

Espero que dê tudo certo vai ser muito bom prá população .sou pedreiro espero participar de grupo que inicia.

Sergio
Visitante
Sergio

Participei da equipe de isolamento térmico pela frasopi e depois pelo consórcio KM, gostaria de poder fazer parte desse novo empreendimento

Val
Visitante
Val

Assim que Lula ganhar a eleição a nova administração tocará as obras

Israel
Visitante
Israel

Kkkkkkkk, que piada. Lula e PT que fez ficar desse jeito pela corrupção na Comperj.

Rleite
Visitante
Rleite

Muito desenformado…. teleguiado

Emerson
Visitante
Emerson

A atual política de preços com o preço do Gás, diesel, gasolina e derivados é política do Bozo. Fora que ele está tentando entregar a maior e mais lucrativa empresa do país. A Petrobrás.

BOLSO
Visitante
BOLSO

O ladrão, Terminará de roubar o que restou …

Lipe
Visitante
Lipe

Se tem alguma coisa construída e graças ao Lula, antes dele só tinham refinarias da década de 80, esse papo de roubar é historinha criada para tirar o PT do poder

Paulo
Visitante
Paulo

Vc quis dizer roubar tudo novamente né? O maldito molusco quem ferrou com tudo, deixa de ser burro!!!

Clovis
Visitante
Clovis

Carnissa ladrão vai e voltar é pra cadeia de onde não devia ter saído. Quem gosta de ladrão é ladrão

alex
Visitante
alex

O ladrão do Lula destruiu a Petrobras , os empregos e quase faliu a empresa que deu prejuizos enormes , agora em mãosnhonestas voltou a sorrir e vai poder terminar a obra. #Lula ladrão seu lugar é na prisão

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

Compulsando alguns comentários interessantes de leitores em publicações pretéritas aqui no website PETRONOTÍCIAS envolvendo a contratação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Comperj e pelo seu teor, não ficamos surpresos com esses fatos tenebrosos que vem ocorrendo na Petrobras, circunscrito as contratações das famigeradas obras do Comperj (ROTA3), hoje rebatizadas como POLO GASLUB.

Ei-los:

https://petronoticias.com.br/a-chinesa-shandong-kerui-surpreende-e-apresenta-o-melhor-preco-para-a-conclusao-da-upgn-do-comperj/#comment-182353

https://petronoticias.com.br/a-chinesa-shandong-kerui-surpreende-e-apresenta-o-melhor-preco-para-a-conclusao-da-upgn-do-comperj/#comment-182501

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

Esta faltando “Gerenciamento de Riscos” nos contratos de grande porte da Petrobras para Contratos que se situam acima de um determinado valor, que deveria ser disciplinado por solidas Cláusulas Contratuais de Seguros (Bid Bond, Build Risk, Performance Bond) e por rigorosas Cláusulas Contratuais de Garantia de Cumprimento das Obrigações Contratuais e de Responsabilidades das Partes. Senão vira BAGUNÇA e a obra não TERMINA.

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

AO EMPRESARIADO PRESTADORES DE SERVIÇOS NO BRASIL NA ATUALIDADE: A Petrobras esta reduzindo a pó a Indústria nacional, ai incluídas as Prestadoras de serviços, principalmente as empresas sérias que não foram contaminadas pelo Petrolão e aquelas novatas que certamente apareceriam para compor o cadastro de fornecedores da Estatal, mas estão pagando a conta do aparelhamento na Petrobras. A Petrobras aproveita as ilicitudes ocorridas na Lava Jato para montar o cadastro de seus fornecedores a seu bel prazer, da forma que melhor lhe convier e exterminar de vez com o conteúdo local. As derradeiras entrevista que concedi a Petronotícias retrata a… Read more »

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

SEQUE artigo entrevista do engenheiro aposentado da Petrobras, joão batista de Assis Pereira, concedido aqui no website Petronotícias: https://petronoticias.com.br/shandong-kerui-corre-risco-de-perder-upgn-se-a-petrobras-seguir-o-que-defende-o-seu-compliance/

Renata Dantas
Visitante
Renata Dantas

E a Kerui Método ainda não pagou muitos dos demitidos. E, pelas informações, a multa por atraso do pagamento das verbas não foi incluída nas contas!

Amaral
Visitante
Amaral

QUERO SOMAR COM OS GUERREIROS BOLSONARO 2022

Rafael
Visitante
Rafael

Sou armador espero que saia esse serviço

Mário Sérgio Portes dois Reis
Visitante
Mário Sérgio Portes dois Reis

Sou Mario Sérgio Portes dois Reis trabalhei na rota 3 quando era Comperj espero volta a trabalhar sou pedreiro profissional