COMEÇA NO RIO UM ENCONTRO INTERNACIONAL PARA DEBATER A EXPANSÃO DA ENERGIA NUCLEAR
Começou hoje (28) no Rio e vai ate a próxima sexta-feira (3) o Simpósio Anual da Latin American Section of the American Nuclear Society (LAS/ANS). O tema principal do evento este ano é “Energias renováveis e carga de base nuclear para energia limpa e confiável” e foi escolhido com base no reconhecimento global de que as fontes de energias renováveis e nucleares são muito importantes para combater os problemas ambientais e a advertência global. Tradicionalmente, o Simpósio reúne personalidades do campo nuclear de países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. Este ano vão participar do encontro o Presidente da ANS, John Kelly, a Presidente da LAS, Lydia Paredes (foto), o Presidente da CNEN, Paulo Petrusi, o Presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, o Presidente da INB, Reinaldo Gonzaga, o Presidente da ABDAN, Celso Cunha, o Almirante de Esquadra Bento Costa Lima, o Contra Almirante André Ferreira Marques, o Presidente da NUCLEP, Carlos Seixas, além de representantes da AMAZUL, Rosatom, Westinghouse, ACRJ, FRAMATONE, UFRJ, EPE, Eletrobrás e FGV.
A Latin American Section of the American Nuclear Society (LAS/ANS) foi criada em 14 de abril de 1975 com o objetivo de representar os interesses dos profissionais nucleares da América Latina. Reúne as comunidades nucleares da região da América Latina, do México à Argentina, incluindo os países da América Central, América do Sul e Caribe. O Simpósio incluirá sessões técnicas sobre áreas específicas nas quais os palestrantes convidados farão suas declarações, juntamente com apresentações em papel de participantes e estudantes.
As Palestras que ocorrerão do dia 28 ao dia 30 circularão nos seguintes temas:
1 – Programas de Energia Nuclear e Renováveis para a América Latina.
2 – Fontes de Energia Renováveis: Prós e Contras.
3 – Estabilidade dos sistemas de transmissão de energia considerando a continuidade de despacho e distância aos Centros de demanda.
4 – Integração entre fontes de geração nuclear e renovável.
5 – Fornecimento Industrial para usinas nucleares de geração de base.
6 – Situação da Qualificação Nuclear x Renovável do Parque Industrial na América Latina.
No dia 31 ocorrerá uma visita técnica a Itaguaí, para revistar a PROSUB e outras instalações nucleares.
O Simpósio incluirá também, a 1ª Mostra de Iniciação Científica que visa promover a iniciação do estudante de graduação na produção do conhecimento, sob a supervisão de pesquisadores. Esta supervisão, mais do que uma atividade de acompanhamento e orientação, caracteriza-se como uma atividade de agente formador, fortalecendo o ensino e a pesquisa no ensino superior. Os trabalhos selecionados serão apresentados no Simpósio e avaliados por pesquisadores convidados.
Deixe seu comentário