COMEÇA NOVA ETAPA CRUCIAL DA OBRA DA SEGUNDA UNIDADE DA CENTRAL NUCLEAR HINKLEY POINT C
O guindaste polar foi instalado no interior do edifício do reator da segunda unidade em construção na usina nuclear de Hinkley Point C, no sudoeste da Inglaterra. A instalação ocorre poucos dias antes da colocação da cúpula do reator. O guindaste polar, de 750 toneladas, foi içado em uma operação de dois dias utilizando o Big Carl, o maior guindaste do mundo. Trata-se de um dos últimos equipamentos a serem instalados no edifício do reator antes da elevação da cúpula de 245 toneladas, cuja colocação está prevista para “esta semana”, segundo a EDF Energy.
Capaz de girar 360 graus ao redor do topo do edifício do reator, o guindaste polar será utilizado para instalar equipamentos pesados durante a construção, como o próprio reator e os geradores de vapor. Ele também será empregado durante a operação da usina, para reabastecimento e manutenção.
A construção de Hinkley Point C — composta por dois reatores EPR de água pressurizada com potência de 1.630 MWe cada — teve início em dezembro de 2018. A previsão inicial era que a unidade 1 entrasse em operação até o final de 2025, mas esse prazo foi revisto para 2027 em maio de 2022. No ano passado, a EDF anunciou que a nova previsão-base para início da operação da unidade 1 é 2030, com o custo estimado revisto de 26 bilhões de libras esterlinas (USD 32,8 bilhões) para um valor entre 31 e 34 bilhões de libras, em valores de 2015.
Quando concluídos, os dois reatores EPR deverão gerar cerca de 10% da eletricidade do Reino Unido e têm expectativa de operação por até 80 anos. O guindaste polar da primeira unidade de Hinkley Point C foi içado no início de dezembro de 2023, e a cúpula da unidade foi instalada algumas semanas depois.
“Graças à experiência adquirida na unidade 1, o guindaste polar da segunda unidade foi montado 40% mais rápido, demonstrando os grandes benefícios de repetir um projeto idêntico com a mesma equipe”, afirmou a EDF Energy.
A usina planejada de Sizewell C, em Suffolk, seguirá um projeto semelhante ao da planta de duas unidades que está sendo construída em Hinkley Point C, em Somerset. A ideia é que, com a experiência acumulada, Sizewell C possa ser construída mais rapidamente e a um custo menor. Trata-se do primeiro projeto de construção nuclear no Reino Unido em cerca de três décadas.
Deixe seu comentário