COMEÇA O SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A INTEGRAÇÃO NUCLEAR NA AMÉRICA DO SUL | Petronotícias




faixa - nao remover

COMEÇA O SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A INTEGRAÇÃO NUCLEAR NA AMÉRICA DO SUL

2Começou nesta segunda-feira (20) e vai até amanhã o  Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear: riscos, desafios e perspectivas, organizado pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em conjunto  com a Pugwash Conferences. O intuito é debater sobre a questão nuclear com os países vizinhos e promover a pesquisa científica na área. Profissionais do mundo inteiro estão reunidos falando sobre a integração do conhecimento na região. Pela manhã, Marcelo Gomes, da Eletronuclear, fez uma palestra sobre a atuação da empresa, com destaque para a importância para a qualidade da construção de depósitos de combustível e as medidas de segurança para as instalações nucleares.  Também presente o presidente da ABDAN, Celso Cunha, que participa como observador: “ É um seminário de alta qualidade pelo nível dos profissionais que estão presentes. Como uma instituição de desenvolvimentos das atividades nucleares em nosso país, é de extrema importância que estejamos acompanhando as palestras.”

Veja a programação completa desses dois dias:

Dia 20/08

09h30 – 11h30: Mesa 1
Medidas nacionais e regionais para a segurança de instalações nucleares existentes; riscos decorrentes do terrorismo sectário; Cooperação regional e sub-regional para os usos pacíficos da energia nuclear; tratamento e eliminação de resíduos radioativos.

Expositores:
C.Alte Humberto Moraes Ruivo (Diretor da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade)
Julián Gadano (Subsecretário de Energia Nuclear da República da Argentina)
José Perrota (Coord. Técnico do Projeto Reator Multipropósito Brasileiro)
Leonam Guimarães (Presidente da Eletrobrás Eletronuclear)
– Marco Cepik (Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS)

14h – 16h: Mesa 2
Importância dos esforços multilaterais, regionais e bilaterais para evitar a proliferação de armas nucleares e eliminar os arsenais existentes; 1revitalização dos órgãos e instrumentos multilaterais à disposição da comunidade internacional
Expositores:
Alfredo Labbé (Embaixador da República do Chile)
Maria Cecília Cavalcante Vieira (Primeira Secretária; Subchefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do MRE/Brasil)
Roberto Suárez-Antola (Assessor em Física do Ministério da Indústria, Energia e Mineração da República Oriental do Uruguai)
Antônio Oliveira (Autoridade Regulatória Nuclear Argentina/ARN)
Eugênio Diniz (Presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais e Professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-Minas)

16h30 – 18h30: Mesa 3
Contribuição dos organismos regionais e sub-regionais para assegurar a não existência de armas de destruição em massa e para o fortalecimento da confiança; consequências globais e regionais de detonações nucleares.
Expositores:
– Diretora do UNLIREC – Centro Regional das Nações Unidas para a Paz, Desarmamento e Desenvolvimento na América Latina e Caribe (a confirmar)
Marco Marzo (Secretário Geral da Agência Brasileiro-Argentina de
Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares)
Marco Auspont (Gerente da Divisão Corporativa na Comissão Chilena de Energia Nuclear)
Irma Argüello (Presidente da Nonproliferation for Global Security)
Federico Merke (Professor do Departamento de Ciências Sociais e diretor dos cursos de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de San Andrés)

Dia 21/08  — 09h – 11h: Mesa 4:

Papel das organizações da sociedade civil e contribuição das instituições acadêmicas e científicas; novas tecnologias; futuro da normatização internacional sobre armas de destruição em massa.

Expositores:
Carlos Umaña Silesky (Presidente da IPPNW Costa Rica)
Cristian Wittmann (Membro do International Steering Group da ICAN, Membro da Rede SEHLAC e Professor da UNIPAMPA)
Juana Luisa Gervasoni (Presidente da Women In Nuclear – Argentina)
Karen Astrid Hallberg (Pesquisadora Principal no CONICET/Centro Atômico Bariloche/ CNEA)
Monica Herz (Professora no Instituto de Relações Internacionais da PUC – RJ)

11h – 12h30: Palestra de Encerramento/Aula Magna da UFSM
Panorama global dos esforços de desarmamento e não proliferação de armas nucleares.
Palestrante: Rafael Grossi (Embaixador da Argentina para a Áustria, Eslovênia e Eslováquia; Representante Permanente da Argentina junto às Organizações Internacionais em Viena; Presidirá a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação em 2020)

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of