COMEÇA O SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A INTEGRAÇÃO NUCLEAR NA AMÉRICA DO SUL
Começou nesta segunda-feira (20) e vai até amanhã o Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear: riscos, desafios e perspectivas, organizado pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em conjunto com a Pugwash Conferences. O intuito é debater sobre a questão nuclear com os países vizinhos e promover a pesquisa científica na área. Profissionais do mundo inteiro estão reunidos falando sobre a integração do conhecimento na região. Pela manhã, Marcelo Gomes, da Eletronuclear, fez uma palestra sobre a atuação da empresa, com destaque para a importância para a qualidade da construção de depósitos de combustível e as medidas de segurança para as instalações nucleares. Também presente o presidente da ABDAN, Celso Cunha, que participa como observador: “ É um seminário de alta qualidade pelo nível dos profissionais que estão presentes. Como uma instituição de desenvolvimentos das atividades nucleares em nosso país, é de extrema importância que estejamos acompanhando as palestras.”
Veja a programação completa desses dois dias:
Dia 20/08
09h30 – 11h30: Mesa 1
Medidas nacionais e regionais para a segurança de instalações nucleares existentes; riscos decorrentes do terrorismo sectário; Cooperação regional e sub-regional para os usos pacíficos da energia nuclear; tratamento e eliminação de resíduos radioativos.
Expositores:
– C.Alte Humberto Moraes Ruivo (Diretor da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade)
– Julián Gadano (Subsecretário de Energia Nuclear da República da Argentina)
– José Perrota (Coord. Técnico do Projeto Reator Multipropósito Brasileiro)
– Leonam Guimarães (Presidente da Eletrobrás Eletronuclear)
– Marco Cepik (Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS)
14h – 16h: Mesa 2
Importância dos esforços multilaterais, regionais e bilaterais para evitar a proliferação de armas nucleares e eliminar os arsenais existentes; revitalização dos órgãos e instrumentos multilaterais à disposição da comunidade internacional
Expositores:
– Alfredo Labbé (Embaixador da República do Chile)
– Maria Cecília Cavalcante Vieira (Primeira Secretária; Subchefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do MRE/Brasil)
– Roberto Suárez-Antola (Assessor em Física do Ministério da Indústria, Energia e Mineração da República Oriental do Uruguai)
– Antônio Oliveira (Autoridade Regulatória Nuclear Argentina/ARN)
– Eugênio Diniz (Presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais e Professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-Minas)
16h30 – 18h30: Mesa 3
Contribuição dos organismos regionais e sub-regionais para assegurar a não existência de armas de destruição em massa e para o fortalecimento da confiança; consequências globais e regionais de detonações nucleares.
Expositores:
– Diretora do UNLIREC – Centro Regional das Nações Unidas para a Paz, Desarmamento e Desenvolvimento na América Latina e Caribe (a confirmar)
– Marco Marzo (Secretário Geral da Agência Brasileiro-Argentina de
Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares)
– Marco Auspont (Gerente da Divisão Corporativa na Comissão Chilena de Energia Nuclear)
– Irma Argüello (Presidente da Nonproliferation for Global Security)
– Federico Merke (Professor do Departamento de Ciências Sociais e diretor dos cursos de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de San Andrés)
Dia 21/08 — 09h – 11h: Mesa 4:
Papel das organizações da sociedade civil e contribuição das instituições acadêmicas e científicas; novas tecnologias; futuro da normatização internacional sobre armas de destruição em massa.
Expositores:
– Carlos Umaña Silesky (Presidente da IPPNW Costa Rica)
– Cristian Wittmann (Membro do International Steering Group da ICAN, Membro da Rede SEHLAC e Professor da UNIPAMPA)
– Juana Luisa Gervasoni (Presidente da Women In Nuclear – Argentina)
– Karen Astrid Hallberg (Pesquisadora Principal no CONICET/Centro Atômico Bariloche/ CNEA)
– Monica Herz (Professora no Instituto de Relações Internacionais da PUC – RJ)
11h – 12h30: Palestra de Encerramento/Aula Magna da UFSM
Panorama global dos esforços de desarmamento e não proliferação de armas nucleares.
Palestrante: Rafael Grossi (Embaixador da Argentina para a Áustria, Eslovênia e Eslováquia; Representante Permanente da Argentina junto às Organizações Internacionais em Viena; Presidirá a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação em 2020)
Deixe seu comentário