COMEÇOU NO RIO A SEGUNDA EDIÇÃO DO RIO CONSTRUÇÃO SUMMIT QUE VAI DISCUTIR AS OPORTUNIDADES PARA O SETOR
Começou hoje (24), no Rio de Janeiro, a 2ª edição do Rio Construção Summit 2025, um dos eventos importantes do setor de construção da América Latina. Realizado no Pier Mauá, o encontro segue até sexta-feira (26) e reúne 270 lideranças nacionais e internacionais da construção civil e da infraestrutura. Um dos parceiros estratégicos desta edição é o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura (SINICON). O diretor-executivo do SINICON, Humberto Rangel, participou da cerimônia de abertura e, ao longo de sua fala, destacou a importância de transformar a infraestrutura em uma prioridade nacional. Rangel ressaltou que, embora o setor privado seja responsável por cerca de dois terços dos investimentos, o papel do Estado permanece fundamental. Rangel disse que “O BNDES e o Novo PAC são expressões claras desse esforço público, mas o volume atual de investimentos ainda é insuficiente para o tamanho dos nossos desafios.”
Também chamou atenção para o baixo nível do estoque de infraestrutura no Brasil, equivalente a apenas 36% do PIB, número que revela uma defasagem em relação a países com economias comparáveis. Segundo ele, investir de forma consistente é essencial para promover o crescimento sustentado e ampliar a competitividade nacional.
Logo após a cerimônia de abertura, um dos primeiros debates foi sobre “Diálogo Público-Privado – A Nova Indústria Brasil e a Construção: Avanços, Investimentos e Gargalos”, com a participação do diretor-executivo do SINICON, Humberto Rangel, do presidente executivo da ABDIB, Venilton Tadini, do secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, e do presidente executivo do SNIC, Paulo Camillo.
A mediação foi conduzida por Renato Correia, presidente da CBIC. Além da participação em debates, o SINICON promove, ao longo do evento, diversas ações institucionais. Destaque para o lançamento do Raio-X do Setor de Infraestrutura Brasileiro, em parceria com a FIRJAN.
O Rio Construção Summit 2025 é realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (SindusconRio), com apresentação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); parceria estratégica com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon), Sistema Indústria e Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC); Esta é a segunda edição do evento. A primeira foi realizada em 2023, também no Píer Mauá, com mais de 10 mil participantes.

publicada em 24 de setembro de 2025 às 15:00 




