COMERC E GÁS ENERGIA CRIAM EMPRESA PARA COMERCIALIZAR GÁS NATURAL NO MERCADO LIVRE
Com o objetivo de oferecer serviços de gestão do consumo de gás natural para a indústria, a Comerc e a Gas Energy anunciam a criação da Comerc Gás. No longo prazo, a nova empresa deverá comercializar o insumo no mercado livre a partir da oferta oriunda da expansão da produção no pré-sal e da exploração onshore. “Estamos apostando no desenvolvimento deste mercado nos próximos três anos. Nossa missão é preparar o futuro consumidor livre de gás natural e contribuir com a regulação deste mercado”, destacou Pedro Franklin, diretor da Comerc Gás.
Com comercialização estimada em mais de 40 milhões de metros cúbicos por dia, a empresa projeta um crescimento de 40% para o mercado industrial de gás natural nos próximos cinco anos. Atualmente, o consumo gira em torno de 29 milhões de metros cúbicos por dia. Hoje não há consumidores livres de gás natural no país, embora existam leis estaduais que permitam o desenvolvimento desse mercado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas e Maranhão.
A expectativa é que, com o pré-sal, se origine uma sobreoferta de gás natural e, por consequência, surjam novos gasodutos que levem o insumo até as distribuidoras estaduais. A maior disponibilidade do insumo, em condições comerciais mais favoráveis, permitirá o aumento do consumo industrial e, por extensão, a maior adesão dos grandes consumidores ao mercado livre.
Como quase, toda a produção de gás natural estará associada ao petróleo e a queima do insumo foi limitada pela ANP, a Comerc Gás acredita que, a partir de 2017, o Brasil terá uma sobreoferta de gás natural, que também não poderá ser utilizado em termelétricas no modelo atual.
Deixe seu comentário