COMISSÃO CANADENSE DE SEGURANÇA NUCLEAR APROVA PRIMEIRA FASE DE UM REATOR DE SAL FUNDIDO
A Comissão Canadense de Segurança Nuclear (CCSN) completou a primeira fase de uma revisão do projeto do fornecedor do Reator Integrado de Sal Molhado (IMSR) da Terrestrial Energy. O projeto é o primeiro reator avançado para completar a primeira fase da revisão de pré-licenciamento regulatório da CCSN. A revisão do design oferece uma oportunidade para a equipe da CCSN avaliar um projeto antes de qualquer atividade de licenciamento, permitindo que se identifique possíveis problemas que exigiriam resolução. A anunciou que com base na documentação apresentada pela Terrestrial Energy, a empresa demonstrou uma compreensão dos requisitos do regulador aplicáveis ao projeto e análise de segurança do IMSR de 400 MWt, conhecido como IMSR400. A empresa agora precisará realizar um trabalho adicional para abordar algumas das conclusões da revisão, incluindo a necessidade de estabelecer processos sólidos e seguros de qualidade para atividades de análise de projeto e segurança.
Os reatores de sal fundidos utilizam o combustível dissolvido em um flúor fundido ou sal de cloreto que funciona tanto como o combustível do reator e seu refrigerante. Isso significa que esse reator não poderia sofrer uma perda de refrigeração que levaria a uma fusão. O IMSR terrestre integra os componentes do reator primário, incluindo os permutadores de calor primários, um circuito de sal limão secundário em um vaso de núcleo selado e substituível. Ele é projetado como um reator modular para fabricação de fábrica e pode ser usado para produção de eletricidade e geração de calor de processo industrial.
Vários recursos estão atualmente no nível conceitual de design e exigirão informações técnicas adicionais, com base em atividades de pesquisa e desenvolvimento e design. Algumas características de projeto precisarão de uma maior consideração por causa do novo design do IMSR400.
Serão necessários mais trabalhos para prever o comportamento central na presença de componentes nucleares danificados. A empresa também terá que concluir mais trabalhos de análise de segurança relacionados ao dano do núcleo e fornecer informações adicionais sobre como ele irá validar as previsões de desempenho à medida que o reator envelhece.
O CEO da Terrestrial Energy, Simon Irish, disse: “Concluir a fase 1 da revisão do projeto do fornecedor – o primeiro reator avançado a fazê-lo – é uma conquista histórica. Ele coloca a empresa como líder inicial em um setor de tecnologia de rápido crescimento. A usina nuclear de IMSR é uma tecnologia de energia transformadora que agora está um passo mais perto de fazer um grande contributo para a crescente demanda de energia econômica e econômica de baixo custo “.
No início deste ano, a Terrestrial Energy iniciou um estudo de viabilidade para a localização do primeiro IMSR comercial no site do Canadian Nuclear Laboratories (CNL) Chalk River. Ele também disse que pretende enviar um pedido à Comissão Reguladora Nuclear dos EUA para obter uma certificação de projeto ou autorização de construção no final de 2019.
Deixe seu comentário