COMISSÃO EUROPEIA DECIDE CONSIDERAR A ENERGIA NUCLEAR COMO FONTE DE HIDROGÊNIO COM BAIXO TEOR DE CARBONO

qaqaqaA Comissão Europeia tomou uma decisão importante para o setor de energia, que pode alavancar os investimentos:  Ela  considerará o hidrogênio produzido a partir da energia nuclear como “de baixo carbono.” A afirmação  foi feita ao Parlamento Europeu Paula Abreu Marques(foto a direita), chefe da unidade de energias renováveis da Comissão Europeia. Com isso, a Comissão Europeia pode adotar a estratégia de apoio à descarbonização. Tanto da indústria, como dos transportes, edifícios e geração. Abordará também os investimentos , regulamentação, criação de mercado, pesquisa e inovação, necessários para que se chegue a esta meta. Até 2024 a Comissão Europeia apoiará a instalação de pelo menos 6 GW de eletrolisadores de hidrogênio renovável na UE e a produção de até 1 milhão de toneladas de hidrogênio renovável. De 2025 a 2030, é necessário haver pelo menos 40 GW de eletrolisadores de hidrogênio renovável e a produção de até 10 milhões de toneladas de hidrogênio renovável na UE. De 2030 a 2050, as tecnologias de hidrogênio renovável devem atingir a maturidade e ser implantadas em grande escala em todos os setores difíceis de descarbonizar.

“O hidrogênio pode alimentar setores que não são adequados para eletrificação e fornecer armazenamento para equilibrar fluxosssasss variáveis de energia renovável, mas isso só pode ser alcançado com uma ação coordenada entre os setores público e privado, a nível da UE”, disse a Comissão. “A prioridade é desenvolver hidrogênio renovável, produzido principalmente usando energia eólica e solar. No entanto, no curto e médio prazo, outras formas de hidrogênio de baixo carbono são necessárias para reduzir rapidamente as emissões apoiar o desenvolvimento de um mercado viável”, acrescentou. .

A estratégia define ‘hidrogênio renovável’ como hidrogênio produzido através da eletrólise da água (em um eletrolisador, movido por eletricidade), e com a eletricidade proveniente de fontes renováveis. Diz que ‘hidrogênio de baixo carbono abrange o hidrogênio baseado em fósseis com captura de carbono e hidrogênio baseado em eletricidade, com emissões significativamente reduzidas de gases de efeito estufa no ciclo de vida em comparação com a produção de hidrogênio existente.”

A Comissão Europeia quer que o hidrogênio seja complementar a um sistema de energia baseado em energias renováveis com eletricidade renovável em seu núcleo, disse Marques à Comissão de Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu: “A eletrólise pode ser alimentada por eletricidade renovável, que então seria classificada como hidrogênio renovável. Se você tiver eletrolisadores conectados a usinas nucleares, isso seria classificado como hidrogênio de baixo carbono.”

 

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of