COMISSÃO MISTA BRASIL-JAPÃO DESENVOLVERÁ LIVRO DE PARÂMETROS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA INDÚSTRIA NACIONAL
Uma comitiva de representantes do Centro de Conservação de Energia do Japão (ECCJ, sigla em inglês) esteve no Brasil esta semana para uma série de reuniões com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). A Comissão Mista Brasil-Japão, criada pelos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior do Brasil e da Economia, Comércio e Indústria do Japão, definiu que desenvolverá um livro para estabelecimento de parâmetros em eficiência energética para a indústria brasileira com o intuito de definir índices de consumo específico da produção para cada segmento.
Inicialmente, o projeto contemplará as indústrias têxtil, de cimento e metais, que acabaram de passar por um processo de pré diagnostico energético realizado pelos representantes japoneses. Também estiveram presentes nas reuniões a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), a Agência de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).
“Esse é um momento muito importante para o setor. A criação de valores de referência para eficiência energética possibilitará ao mercado nacional identificar a realidade de produção sobre os desperdícios de energia de forma mais clara e consequentemente se tornar mais competitivo e produtivo ao reduzir os custos com energia elétrica”, explicou o presidente da Abesco, Rodrigo Aguiar (foto).
Uma nova vinda da comitiva japonesa já está prevista para outubro, quando ocorrerá a apresentação e aplicação do projeto-piloto para empresas já analisadas.
Deixe seu comentário