COMISSÃO REGULADORA DOS ESTADOS UNIDOS DÁ LICENÇA PARA AVANÇAR NA TECNOLOGIA DE REATOR POR FISSÃO NUCLEAR
A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC) aceitou a revisão do pedido de licença combinada da Oklo Power para construir e operar seu reator Aurora no local do Laboratório Nacional de Idaho (INL) em Idaho. Este é o primeiro pedido combinado de licença de construção e operação para que uma tecnologia avançada de fissão seja aceita na revisão do NRC. Jacob DeWitte, CEO da Oklo, com sede na Califórnia, disse que a aceitação do NRC é um ótimo indicador de que o órgão regulador americano está preparado para licenciar essas tecnologias: “Os reatores avançados são uma ferramenta importante para a mudança climática e estamos orgulhosos de ser o primeiro a enviar um pedido de licença completo e o primeiro a aceitá-lo. Estamos estabelecendo um paradigma diferente, desafiando o sistema atual, obtendo feedback, iterando e, finalmente, obtendo aprovação sobre coisas que tradicionalmente não eram feitas antes”.
O projeto proposto da Aurora é um reator rápido de Nêutrons que usa tubos para transportar calor do núcleo do reator para um sistema de conversão de energia de dióxido de carbono supercrítico para gerar eletricidade. Usando combustível metálico de urânio com alto enriquecimento (HALEU) de alto ensaio, a Aurora produz cerca de 1,5 MW de energia elétrica e também pode produzir calor utilizável. No início deste ano, o INL concordou em fornecer à Oklo o acesso ao combustível HALEU recuperado de um reator experimental agora desativado para uso no desenvolvimento e demonstração de Aurora.
O requerimento do Aurora COL, enviado em março, é o primeiro de um tipo envolvendo um novo projeto de reator para o qual existe um precedente limitado para estabelecer padrões consistentes de aceitação, disse o NRC, em um comunicado. Ao aceitar o pedido de revisão, o regulador disse que “é do interesse nacional permitir a inovação e a comercialização de reatores nucleares avançados seguros e protegidos, conforme exigido na Lei de Inovação e Modernização da Energia Nuclear, que se tornou lei em 2019” .
O NRC planeja concluir a revisão do projeto Aurora em um processo de duas etapas. Na primeira etapa, planeja envolver a Oklo em reuniões públicas, realizar auditorias regulatórias e emitir solicitações de informações adicionais para alinhar com eficiência os quatro aspectos principais de segurança e design da base de licenciamento. Isso permitirá que a equipe do NRC defina o escopo da revisão técnica completa e detalhada que formará o segundo passo e desenvolva um cronograma para realizá-lo.
Deixe seu comentário