COMISSÃO REGULADORA NUCLEAR AMERICANA CONCEDE MAIS UMA CERTIFICAÇÃO DO REATOR MODULAR DA NUSCALE
A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos concluiu a quarta fase de sua revisão do pedido de certificação de projeto para o pequeno reator modular (SMR) da NuScale. Com duas fases finais restantes, isso marca a quase conclusão dos aspectos técnicos da revisão. O presidente e CEO da NuScale, John Hopkins, disse que “A conclusão da Fase 4 do processo de certificação de revisão de projeto do NRC é um passo sem precedentes para nossa empresa e para a indústria nuclear avançada em geral. Agradecemos o enorme esforço que a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA dedicou à sua revisão completa e rigorosa de nossa tecnologia inovadora até agora”.
O design SMR da NuScale apresenta um módulo de potência totalmente fabricado com base na tecnologia de reator de água leve pressurizada. Cada módulo pode gerar até 60 MWe, e o design escalável pode ser usado em usinas de energia de até 12 módulos individuais. É a primeira e até agora única SMR a passar por uma revisão de certificação de projeto pelo NRC. A conclusão está prevista para setembro de 2020, e uma planta NuScale de 12 módulos em uma instalação no Laboratório Nacional de Idaho, está planejada para implantação em cinco anos. O projeto para colocar o reator em produção recebeu apoio de uma parceria público-privada com o Departamento de Energia americano e do Congresso.
O processo de certificação do projeto do NRC é baseado em uma revisão da equipe do NRC do aplicativo, que aborda os vários problemas de segurança associados ao projeto proposto da usina nuclear, independentemente de um local específico. Ao conceder uma certificação de projeto, o regulador aprova um projeto de usina nuclear, independentemente de um aplicativo para construir ou operar uma usina. Uma certificação de projeto é válida por 15 anos a partir da data de emissão, mas pode ser renovada por mais 10 a 15 anos.
A conclusão da fase 4 da revisão representa a conclusão do relatório avançado de avaliação de segurança (SER) sem itens em aberto, disse a NuScale. A Fase 5 envolve uma revisão pelo Comitê Consultivo do NRC sobre Salvaguardas de Reatores (ACRS), um consultor independente do órgão regulador que analisa e reporta estudos de segurança e pedidos de renovação e licenciamento de instalações de reatores. A sexta e última fase da revisão é a preparação do SER final, que incorporará itens de confirmação do SER avançado da Fase 4 e comentários levantados pelo ACRS na Fase 5. O SER final está programado para ser concluído em setembro de 2020.
Deixe seu comentário