COMISSÃO REGULADORA NUCLEAR DOS EUA VAI INICIAR ANÁLISE DE PEDIDO DE CONSTRUÇÃO DE SMR NO TENNESSEE
A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC) vai iniciar a análise do pedido de licença de construção apresentado pela Tennessee Valley Authority (TVA) para um reator modular pequeno (SMR) do tipo BWRX-300 no sítio de Clinch River, no estado do Tennessee. Segundo o órgão regulador, a revisão da documentação deve ser concluída em até 17 meses. A TVA apresentou o pedido à NRC em maio, tornando-se a primeira concessionária nos EUA a submeter um pedido de construção para a tecnologia BWRX-300, desenvolvida pela GE Vernova Hitachi Nuclear Energy.
“Esse é um passo empolgante para colocar em operação o primeiro SMR liderado por uma concessionária no país”, afirmou o presidente e CEO da TVA, Don Moul. “Como a primeira empresa a ter um pedido de construção do BWRX-300 em análise pela NRC, abrimos caminho para que outras concessionárias adotem o reator — garantindo segurança energética e fornecimento confiável de eletricidade para todos”, acrescentou. A TVA prevê que os trabalhos preliminares de preparação do local poderão começar já no próximo ano, enquanto a NRC avalia o pedido de licença.
A concessionária também investiu no projeto-padrão do BWRX-300 como parte de um acordo de colaboração técnica com a Ontario Power Generation (OPG), a empresa polonesa Synthos Green Energy e a GE Vernova Hitachi Nuclear Energy. Além disso, lidera uma coalizão de concessionárias e empresas da cadeia de suprimentos que solicitou um subsídio de US$ 800 milhões ao Departamento de Energia dos EUA para acelerar a construção do primeiro SMR do país, além de um apoio adicional de US$ 8 milhões para custear a análise do licenciamento.
A TVA já possui uma licença antecipada de sítio para SMRs em Clinch River, que certifica que a área próxima a Oak Ridge, no Tennessee, é adequada para a construção de uma usina nuclear em termos de segurança, impacto ambiental e planejamento de emergências. A empresa também completou e submeteu um Relatório Ambiental do projeto à NRC, e afirma que a preparação do local para o SMR pode começar já em 2026.
O projeto BWRX-300 é um SMR com 300 MWe de potência, resfriado a água, com circulação natural e sistemas de segurança passivos. Ele se baseia no projeto e na base de licenciamento do reator ESBWR (boiling water reactor) desenvolvido pela GEH. Em maio, a província canadense de Ontário aprovou a OPG para iniciar a construção da primeira de quatro unidades BWRX-300 no local do projeto nuclear Darlington New Nuclear.
Deixe seu comentário