Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

COMITÊ DO SETOR ELÉTRICO AFIRMA QUE CENÁRIO PARA ATENDIMENTO DE CARGA É FAVORÁVEL ATÉ O FINAL DO ANO

24d6e701-7aaa-4343-bef9-e07d203e4c69O fornecimento de energia elétrica no Brasil deve permanecer estável até o fim de 2025, segundo avaliação feita pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) nesta semana, em Brasília. De acordo com o colegiado, o atendimento à carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) segue em condições favoráveis, mesmo diante de previsões de aumento da demanda para os próximos anos.

Durante a reunião, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou um cenário que prevê a necessidade de utilização de diversos recursos para atendimento da demanda máxima (ponta de carga), incluindo maior despacho termelétrico e flexibilização de regras operativas para garantir o suprimento nos próximos meses, período em que há aumento na carga do SIN.

Quanto às condições hidrometeorológicas, houve precipitação na segunda quinzena de julho nas bacias das regiões Sul e dos rios Tietê e Grande, de forma isolada. A precipitação foi inferior à média histórica em todas as bacias hidrográficas de interesse do SIN.

Em relação à Energia Natural Afluente (ENA), no decorrer de julho foram observados valores abaixo da média histórica para todos os subsistemas, exceto o Sul. Foram registrados 80%, 112%, 46% e 66% da Média de Longo Termo (MLT) para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. Já para agosto, considerando o cenário mais otimista, as previsões são de 86%, 111%, 48% e 63% da MLT, nesta ordem, para o Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Para o SIN, os resultados indicam condições de afluência de 87% da MLT, o 36º menor patamar em um histórico de 95 anos (P38).

Com relação à Energia Armazenada, em julho os níveis dos reservatórios ficaram em 63%, 84%, 65% e 93% no Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. Para o SIN, o armazenamento foi de aproximadamente 66%. Para o final de agosto, a expectativa, considerando o cenário superior, é de 59%, 83%, 60% e 90% da Energia Armazenada Máxima para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários