COMPAGÁS FECHA PARCERIA COM COOPERATIVA DE PECUARISTAS PARA APROVEITAR BIOGÁS NO PARANÁ
A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) fechou uma parceria com a Castrolanda, cooperativa do segmento agropecuário que possui 849 produtores cooperados em Castro, no Paraná, para aproveitar o biogás produzido nas atividades dos trabalhadores.
O processo é um avanço dentro dos planos da Compagás, que já realiza estudos de viabilidade relacionados ao biogás junto ao Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) em pequenas e médias propriedades rurais, cooperativas, granjas e empresas da Região Oeste do Paraná.
De acordo com o presidente da Compagás, Fernando Ghignone (foto), o volume de dejetos gerados pelos suínos e pelo gado leiteiro da região de Castro preocupa não só os produtores agropecuários, mas todos os que se afligem com a situação do meio ambiente.
Para Ghignone, esta é a oportunidade de dar a destinação final adequada a esses resíduos, gerando uma nova fonte de renda para esses produtores e criando uma nova matriz de gás para ser distribuído pela companhia.
“Estamos em uma fase de dimensionamento do projeto, mas, no futuro, esse gás gerado nas propriedades poderá ser utilizado na geração de energia elétrica e até para movimentar os motores dos veículos e máquinas agrícolas do município”, explica.
Já o presidente da Castrolanda, Frans Borg, acredita que a parceria vai agregar valor e trazer competitividade ao agronegócio, além de viabilizar a utilização do biogás.
“Hoje, os pecuaristas podem até produzir o biogás, mas não têm como dar o destino adequado para ele, por isso o objetivo dessa parceria será desenvolver um projeto que viabilize o aproveitamento desse combustível”.
Deixe seu comentário