COMPAGAS RECEBEU 15 PROPOSTAS DURANTE CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE GÁS NATURAL
Uma disputa bem movimentada. A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) recebeu 15 propostas de suprimento de gás natural durante a Chamada Pública CP23, que visa contratar até 500 mil m³/dia para o período de 2023 a 2025. Ao todo, sete empresas estão participando da concorrência: Galp, CDGN, Sobrax, Equinor, Compass, Petrobrás e GasBridge.
Segundo a distribuidora Compagas, o gás natural a ser recebido está vinculado à importação de gás boliviano, produção nacional e gás natural liquefeito (GNL). O prazo de recebimento das ofertas foi encerrado na última semana. Neste momento, a empresa está realizando a análise e seleção das propostas, com o objetivo de encontrar as melhores condições de fornecimento para o mercado.
“Nosso objetivo é ter um portfólio de suprimento que nos permita obter uma maior competitividade no preço do gás para conseguir repassar essa condição aos nossos consumidores, em especial para a indústria”, disse o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr. Com a CP23, a Compagas planeja adquirir um volume de até 70 mil m³/dia de gás para complementar os contratos vigentes e atender ao mercado cativo a partir de 2023. Para os anos de 2024 e 2025, o volume firme a ser contratado pode chegar a 500 mil m³/dia.
Hoje, a distribuidora de gás possui contratos com a Petrobrás que, somados, chegam a aproximadamente 1 milhão de m³/dia (volume firme). A empresa também tem um acordo na modalidade interruptível de até 300 mil m³/dia firmado com a também paranaense Tradener.
Deixe seu comentário