COMPAGÁS TEM ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA PARA EXERCER O DIREITO DE CONTINUAR DISTRIBUINDO GÁS NO PARANÁ
A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) tem até a próxima sexta-feira, último dia útil do ano, para exercer seu direito de preferência e renovar a concessão para exploração dos serviços do gás natural no Paraná. Teoricamente este fato precisava ser comunicado oficialmente até 31 de dezembro, um domingo. Para que isso seja feito, a companhia precisa efetuar o pagamento de outorga onerosa em data ainda em aberto, estimado em R$ 638 milhões, mas as indefinições no marco regulatório nacional e no próprio estatuto social da empresa impedem que especialistas confirmem se esse caminho será o mais benéfico para a sociedade paranaense.
A pedido do próprio Executivo, poderá ser feita uma nova licitação para a concessão, já que o atual contrato, firmado com a Compagas vence em 20 de janeiro de 2019. A Compagas, por sua vez, que tem a Copel como controladora e a Gaspetro, subsidiária da Petrobrás, e a multinacional Mitsui como acionistas minoritários, entende que a concessão só acabará em 2024. Para tanto, leva em conta uma lei de 1994, regularizando a participação do Poder Executivo na empresa de economia mista. De todo o modo, a Compagas quer renovar a concessão por mais 30 anos.
Segundo o presidente da companhia, Jonel Nazareno Iurk, ainda não há definição de valores oficialmente. Segundo ele, a relação com o poder concedente, o governo estadual, é a melhor possível. A empresa tem planos de expansão. Hoje, a empresa atende 17 municípios do Estado. Há um eixo de Curitiba a São Mateus do Sul, com muito potencial industrial e que precisa ser atendido, revela o presidente: “ Também temos uma expansão prevista para o interior em direção a Londrina. São muitos projetos que dependem de prazos e valores para serem concretizados”.
Deixe seu comentário