COMPERJ TERÁ DOIS TRENS DE REFINO | Petronotícias




faixa - nao remover

COMPERJ TERÁ DOIS TRENS DE REFINO

O Comperj passará a ter duas refinarias e não mais apenas uma como o primeiro projeto previa. Segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a mudança se deu em função do aumento do consumo de derivados que tem sido acima do que se esperava. Só no ano passado o crescimento do consumo foi de 8,4%.

As projeções para a entrada em funcionamento dos trens de refino não prevêem um início paralelo, já que a primeira refinaria, que terá capacidade para 165 mil barris por dia, está prevista para começar suas operações no primeiro semestre de 2014, enquanto a segunda, com capacidade equivalente, só deverá começar a atuar em 2018.

Somente no primeiro semestre deste ano, Costa afirmou ter sido de 6,6% o aumento do consumo em relação ao mesmo período do ano passado. O diretor aproveitou para estimar o tamanho da necessidade do país em 2020, quando, segundo ele, “devemos consumir 3,2 milhões de barris por dia”, cerca de 1 milhão a mais de barris do que o previsto para 2011.

REUSO DE ÁGUA

Além das mudanças no projeto original, Paulo Roberto Costa apresentou também o programa de reuso de água que será implantado no complexo petroquímico. Segundo o diretor, “toda água de uso industrial do Comperj será água que seria descartada na Baía de Guanabara”.

De acordo com o convênio entre a Petrobras e a Cedae, será feito o reuso de 1,5 mil litros de água por segundo, o equivalente ao consumo de uma cidade com 500 mil habitantes, o que torna o projeto o maior do mundo. Segundo Costa, o segundo maior do mundo reutiliza 400 litros por segundo.

A água reutilizada será direcionada para diversos processos no complexo, como geração de vapor e resfriamento, entre outros.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of