faixa - nao remover

COMPETIÇÃO DE BARCOS MOVIDOS A ENERGIA SOLAR SERÁ REALIZADA NA PRÓXIMA SEMANA

desafio solarSão cada vez mais amplas as perspectivas de utilização da energia solar no mundo, e o Brasil vem desempenhando importante papel no desenvolvimento dessa área. O setor tem se expandido no país e o fomento à inovação pode ser notado em várias frentes tecnológicas, como é o caso do Desafio Solar Brasil 2015, que acontecerá na próxima semana e reunirá universitários para uma competição de barcos movidos a energia solar. Promovida pela Ampla Energia em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Prefeitura de Búzios, a disputa chega à sua terceira edição entre os dias 11 e 15 de novembro com um percurso previsto de até 12 quilômetros.

Os participantes, distribuídos em um total de 21 equipes, são dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina. Ao todo, o evento reunirá 300 universitários e mais de 50 professores para estimular a microgeração de energia fotovoltaica no país.

Para equipar as embarcações, as equipes deverão receber placas solares para a captação de energia. Os equipamentos serão armazenados em uma bateria no interior dos barcos, o que permitirá a propulsão dos motores durante as oito etapas da disputa.

A competição faz parte do projeto Cidade Inteligente Búzios, criado pela Ampla para a realização de pesquisas no setor. “O objetivo é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias em fontes de energia limpa e renovável para aplicação em projetos de mobilidade”, aponta o coordenador do programa, Weules Correia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of