COMPLEXO DE ITAJAÍ PASSARÁ POR OBRAS PARA RECEBER NAVIOS GIGANTES
O Complexo Portuário de Itajaí receberá obras que permitirão a recepção de navios gigantes, de até 366 metros de comprimento. A ordem de serviço para as obras da nova bacia de evolução, que acontecerão nos terminais de Itajaí e Navegantes, foi assinada pelo governador Raimundo Colombo (PSD). O limite atual, de 305 metros, fez com que o Complexo perdesse algumas oportunidades de negócios com embarcações maiores que já estão circulando pela costa brasileira.
O empreendimento foi separado em duas etapas. A primeira, que será bancada pelo governo do Estado, custará aproximadamente R$ 103,9 milhões, e envolverá o alargamento do canal e a retirada das guias submersas. O prazo estimado para sua conclusão é de 18 meses e, uma vez finalizada, a primeira fase deve permitir que o terminal receba embarcações de 336 metros. A segunda etapa, por sua vez, está custeada em aproximadamente R$ 280 milhões, e carrega a expectativa de ser paga pelo governo federal.
Os estudos para o projeto foram iniciados em 2012, com financiamento da APM Terminals e Portonave, que operam partes do Complexo. Resta ainda a apresentação de um projeto executivo pela empresa que vencer a licitação, o que determinará a publicação ou não de licenças ambientais que autorizem o empreendimento.
Deixe seu comentário