COMTRAFO INICIA ENTREGA DE TRANSFORMADORES MAIS POTENTES JÁ PRODUZIDOS NO PAÍS | Petronotícias




faixa - nao remover

COMTRAFO INICIA ENTREGA DE TRANSFORMADORES MAIS POTENTES JÁ PRODUZIDOS NO PAÍS

A Comtrafo S.A., tradicional empresa brasileira de transformadores, começou a entrega de um pacote de 160 transformadores que serão utilizados no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Os equipamentos são os maiores e mais potentes transformadores já construídos no Brasil, e devem ser entregues em sua totalidade à Petrobrás até dezembro deste ano. Para construir os equipamentos, a empresa investiu cerca de R$ 5 milhões em compras de novos equipamentos e na ampliação de sua fábrica em Cornélio Procópio (PR). Para falar um pouco mais sobre este projeto pioneiro e também sobre outras frentes de atuação da Comtrafo, o diretor comercial Roberto Jacobi conversou com repórter André Dutra.

Como foi o processo de produção deste pacote de transformadores?

Nós tivemos que adaptar nossa fábrica, comprando bobinadeiras maiores, um novo e mais moderno sistema de automação e uma série de outras máquinas que tiveram que ser adquiridas ou adaptadas. Porém, nosso maior trunfo foi a tecnologia que fomos buscar na Europa, de onde trouxemos diversos profissionais especializados no setor, onde estão as empresas mais tradicionais do setor de transformadores a seco.

Quais os destaques deste tipo de transformador?

Bom, primeiramente acredito que seja o fato de este modelo ser o mais potente já produzido no Brasil. O equipamento possui 31,5 MVA de potência. A título de comparação, o mais potente transformador produzido antes deste possui cerca de 20 MVA. Além da potência, também poderia destacar a engenharia diferenciada do equipamento, que conta com canais de ventilação mais eficientes, que permitem uma maior troca de calor com o ambiente, possibilitando portanto a operação do produto em maiores temperaturas.

As especificações do contrato dos transformadores com a Petrobrás foram cumpridas?

Sim, inteiramente. Além de cumprirmos o valor de potencia de 31,5 MVA, também superamos em muito a porcentagem mínima de conteúdo local. Além disso, nossas novas máquinas nos permitem produzir transformadores de até 50 MVA, então podemos bater mais um recorde no futuro se surgir a demanda de alguma empresa.

Quanto a essa questão de conteúdo local, qual a porcentagem dos transformadores, e como a Comtrafo chegou a este número?

Nós conseguimos 98% de conteúdo local. Os 2% que faltaram são algumas peças do sistema de ventilação que não existem no Brasil. Este altíssimo índice de conteúdo local só foi possível graças aos novos equipamentos que adquirimos para a fábrica, que nos permitiu fabricar peças que não conseguiríamos com fornecedores nacionais.

Que outros projetos de destaque da Comtrafo você poderia citar?

Temos dois grandes projetos, além do da Petrobrás, que estão ativos neste momento na empresa. Primeiramente o da Vale/Samarco, que se trata do fornecimento de todos os transformadores para uma Usina de Pelotização da joint venture. Neste caso é interessante citar que a Comtrafo está quebrando um paradigma, já que os 60 transformadores que serão fornecidos serão de funcionamento a seco, que não é utilizado para a mineração no Brasil e irá aumentar a produtividade da usina. Também temos o contrato com a Eletrobrás, para quem forneceremos 130 transformadores de força de grande porte, que servirão para a alimentação do sistema de distribuição de energia nas regiões Norte e Nordeste, que estão em rápida expansão.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Eduardo LageIvanildes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ivanildes
Visitante
Ivanildes

Gostaria de saber que tem transformador de 110v para 220v. Sou cabeleireira meus material tipo secador proficional e pranca são de 110v vou mim mudar para outro estado que é 220v e se quenta trabalhar por longas horas.

Eduardo Lage
Visitante
Eduardo Lage

Parabéns Comtrafo.
Sigo acompanhando seu trabalho.