CONCREMAT DESENVOLVE FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE ROCHAS DO PRÉ-SAL
A Concremat Engenharia assinou um contrato de subvenção com a Finep no valor de R$ 3,7 milhões para desenvolver, nos próximos três anos, uma ferramenta para análise e interpretação de imagens a partir de amostras obtidas em poços perfurados no pré-sal. A ferramenta permitirá a visualização e obtenção de medidas de porosidade e permeabilidade das rochas carbonáticas, o que contribuirá para uma melhor caracterização dos reservatórios do pré-sal e a consequente otimização de sua produção.
Em parceria com a ESSS, a Concremat Engenharia & Tecnologia vai desenvolver um software para processar a imagem 2D captada por microtomógrafos, que, a partir de simulações numéricas, será convertida em uma imagem tridimensional.
O diretor executivo da Unidade de Negócios Petróleo & Gás da Concremat Engenharia, Mario Sergio Oliveira (foto), explicou que a empresa já tem uma participação grande no downstream e, há dois, vem focando na ampliação de sua atuação para o upstream, majoritariamente composto por empresas estrangeiras. “Nosso objetivo, com este projeto, é participar ativamente do desenvolvimento nacional na área de exploração e produção e aumentar a oferta de conteúdo local”, acrescentou.
Deixe seu comentário