faixa - nao remover

CONCREMAT DESENVOLVE SOLUÇÕES DIGITAIS PARA ACELERAR LICENCIAMENTO AMBIENTAL

cdscccComo parte de suas iniciativas em inovação, a Concremat Ambiental desenvolveu três soluções digitais, usando a Plataforma ArcGIS, para agilizar as diversas fases que envolvem o processo de licenciamento ambiental. O valor recorde apurado no último leilão de energia e o interesse de investidores vêm gerando oportunidades em toda a cadeia do setor elétrico. A companhia criou uma ferramenta de avaliação estratégica dos Lotes de Transmissão apresentados nos Leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Sistema de Interferências Ambientais – SIA – identifica e analisa das principais interferências ambientais nos traçados propostos.

A solução atua na apresentação e listagem das interferências ambientais identificadas para cada empreendimento selecionado com três níveis de análise. Tais informações possibilitam um planejamento mais confiável do licenciamento ambiental, pois apoiam a definição do tipo de processo, estudo aplicável, prazos e custos futuros associados. Outra ferramenta é o GeoFauna, que coleta em campo, por meio de smartphones e tablets, dados de animais resgatados, afugentados ou encaminhados para atendimento médico-veterinário de forma padronizada, georreferenciada, e alimenta uma base de dados disponível em tempo real.

A unidade de Meio Ambiente da Concremat criou ainda um painel de análise de dados interativo elaborado na plataforma web Operations Dashboard for ArcGIS. Com essa plataforma é possível analisar os dados coletados pelas equipes que usam o GeoFauna em campo. “Estes dados são filtrados em tempo real conforme demanda interna, do órgão fiscalizador, ou do cliente. A ferramenta gera uma análise rápida, dinâmica e unificada dos dados coletados pelas equipes de campo”, explica Rafael Pontes, analista ambiental da Concremat.

O coordenador de Geoprocessamento da Concremat, Benoit Lagore, diz que “essas inovações garantem mais confiança na qualidade dos dados levantados em campo, evitando assim ruído na obtenção das informações como georreferenciamento, fitofisionomias e fluxos de trabalho, além de garantir rapidez no processamento desses dados.” Benoit destaca ainda que as soluções fazem parte da fase inicial de inovação da unidade de Meio Ambiente da Concremat:  “Essas ferramentas são apenas uma primeira etapa. Queremos ampliar o uso a outras áreas de atuação do meio ambiente, como a flora, o meio físico, socioeconômico e segurança do trabalho”. 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of