CONDENADO A 9 ANOS E MEIO, LULA SÓ SERÁ PRESO SE A SEGUNDA INSTÂNCIA CONFIRMAR SENTENÇA DO JUIZ SERGIO MORO | Petronotícias




faixa - nao remover

CONDENADO A 9 ANOS E MEIO, LULA SÓ SERÁ PRESO SE A SEGUNDA INSTÂNCIA CONFIRMAR SENTENÇA DO JUIZ SERGIO MORO

autoFoi um resultado já esperado pelas provas contundentes que o Ministério Público e a Polícia Federal recolheram no caso Triplex do Guarujá: O ex-presidente Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e meio. Mas Lula não será preso agora,, apesar da recomendação de prisão em regime fechado. O processo vai à segunda instância, em Porto Alegre, dentro de seis a nove meses. Tirando os meses de recesso, abril ou maio teremos uma decisão final. Se a segunda instância confirmar, Lula já terá 72, mas vai ser preso mesmo assim.

Na ação, Lula é acusado de receber R$ 3,7 milhões de propina da empreiteira OAS em decorrência de contratos da empresa com a Petrobrás. Este valor,  apontou a acusação, se referia à cessão pela OAS do apartamento tríplex ao ex-presidente, a reformas feitas pela construtora nesse imóvel e ao transporte e armazenamento de seu acervo presidencial. Moro, porém, absolveu o ex-presidente na acusação sobre o acervo presidencial. Ele disse ainda no despacho que até caberia cogitar o decreto de prisão diante do comportamento de Lula, com medidas de intimidação ao juiz e outras autoridades, e de episódios de orientação de destruição de provas.

Para Moro, Lula tinha um papel relevante no esquema criminoso da Petrobrás, já que cabia a ele indicar os nomes dos diretores da estatal, e os álibis invocados por sua defesa, que argumenta que o apartamento jamais esteve no nome do petista, são falsos.

“Luiz Inácio Lula da Silva foi beneficiado materialmente por débitos da conta geral de propinas, com a atribuição a ele e a sua esposa, sem o pagamento do preço correspondente, de um apartamento triplex, e com a realização de custosas reformas no apartamento, às expensas do grupo OAS”, sentenciou o juiz Moro.

Ainda foram condenados, além de Lula, os executivos da OAS Leo Pinheiro e Agenor Franklin Medeiros. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, que providenciou o transporte do acervo presidencial, foi absolvido, assim como os funcionários da OAS Paulo Gordilho, Fábio Yonamine e Roberto Ferreira. A ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro deste ano,  também era ré no processo, mas teve a punibilidade extinta em março por Moro.

4
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Guilherme KrogerCondenado A 9 Anos E Meio, Lula Só Será Preso Se A Segunda Instância Confirmar Sentença Do Juiz Sergio Moro – MercadoMaritimo.com.brAntonioalex lzo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
alex lzo
Visitante
alex lzo

Eu li direito? Provas contundentes? Quais exatamente? As delações? Me poupem! A sentença foi tão dúbia, que nem a prisão foi decretada. Oras, é culpado? Prendam. Ridículo.Volta Lula, volta conteúdo nacional!

Antonio
Visitante
Antonio

Provas contundentes? O triplex é da Caixa Econômica, conforme documentação probatória. Provas contundentes são videos e áudios gravados de Aécio Neves, inclusive com planejamento de assassinato do primo, que utilizou como mula, para carregar dinheiro de propina. E onde está Aécio? Livre, leve e solto, pior, votando no senado para destruir os direitos dos trabalhadores brasileiros, aprofundando as já gigantescas diferenças sociais e condenando o trabalhador à volta da escravidão. Triste País, onde as convicções do MP, PF e Moro valem mais que as provas documentais, físicas, contra os aécios e temeres da vida…

Guilherme Kroger
Visitante
Guilherme Kroger

Parei de ler na palavra “contundentes”.
Completamente fora da realidade.
Adeus