faixa - nao remover

CONGRESSO DE GEOLOGIA ENCERRA COM DISCUSÃO SOBRE ACIDENTES AMBIENTAIS E UMA CARTA COM PROPOSTAS ÀS AUTORIDADES

foto 1A Tragédia de Mariana provocada pelo rompimento de barreira da Samarco foi o tema do Congresso Brasileiro de Geologia. Uma mesa redonda sobre recentes desastres ambientais, decorrentes da atividade mineral, marcou nesta sexta-feira (24) o encerramento do 49º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado no Centro de Convenções SulAmérica. Além do acidente ocorrido em Minas Gerais, em novembro de 2015, foram tratados também os acidentes em Santo Antônio do Grama (MG), em março de 2018, e em Barcarena (PA), em fevereiro de 2018. A mesa teve a participação de Rinaldo Mancin, diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram); Walter Lins Arcoverde, da Diretoria de Fiscalização da Atividade Minerária da Agência Nacional de Mineração (ANM), e Andressa Lanchotti, promotora do Ministério Público de Minas Gerais. Também participou Andrea Azevedo, diretora da Fundação Renova, e Ricardo Camargo, auditor que dá suporte ao MPF e MPE na avaliação e monitoramento dos programas da Renova. A mediação foi do editor da Revista Brasil Mineral, Francisco Evandro Alves.

No encerramento do Congresso de Geologia, foi apresentada a Carta do Rio de Janeiro, um documento que será levado aos candidatos à Presidência da República, Câmara Federal, governos estaduais e assembleias legislativas, contendo propostas de políticas públicas para promover o desenvolvimento da Ciência Brasileira, em especial, das Geociências, extraídas das grandes mesas temáticas do evento – Geologia e Segurança; Retomada do Setor de Óleo e Gás; Defesa das Instituições Públicas de Geologia e da Ciência Brasileira e Geologia, Mineração e os Recentes Desastres Ambientais. Hernani Chaves, presidente da SBG-Núcleo RJ-ES e da Comissão Organizadora do congresso, disse que: “Este documento terá como base os diversos debates, plurais e com ampla liberdade de expressão, como uma contribuição efetiva da Sociedade Brasileira de Geologia para o momento atual e a preocupação com o futuro. Uma oportunidade de levar a discussão aos diversos setores da sociedade, em vista de seu amplo apelo, no difícil momento que vivem os brasileiros e a responsabilidade dos geólogos e geocientistas neste processo.”

2No domingo (26) haverá uma excursão técnica de geólogos e estudantes de Geologia à Trilha Transcarioca, como é chamado o corredor de 180 km que conecta as unidades de conservação de um extremo a outro da cidade. Esta excursão percorrerá o trecho 14 da TT no Parque Nacional da Tijuca que vai da Praça Afonso Vizeu, mais conhecida como a Praça do Alto, e termina na Mesa do Imperador. Até domingo, com entrada gratuita, o público em geral pode visitar a exposição interativa Explorando o Planeta, no Museu do Amanhã.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of