CONGRESSO SOBRE AUTOMAÇÃO INDICARÁ OS NOVOS RUMOS PARA PERFORMANCE DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS | Petronotícias




faixa - nao remover

CONGRESSO SOBRE AUTOMAÇÃO INDICARÁ OS NOVOS RUMOS PARA PERFORMANCE DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS

14O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) vai promover o Rio Automação 2019, que reunirá diversos especialistas da área de instrumentação e automação para uma série de painéis e sessões técnicas. A busca por competitividade, que tem impulsionado a adoção de mecanismos de automação na indústria de petróleo e gás, é a razão para a organização deste evento, que será realizado no Rio, nos dias 28 e 29 deste mês, no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca.   Nesta edição, o Rio Automação conta com uma programação que propiciará aos participantes uma visão abrangente sobre as principais tendências no desenvolvimento de soluções para integração da instrumentação e automação industrial com as ferramentas de transformação digital da Indústria 4.0.

Para Melissa Fernandez (foto à direita), gerente de tecnologia e inovação do IBP, o evento será uma oportunidade para profissionais e pesquisadores entenderem o futuro da área no setor de O&G:  “As questões tratadas no evento são fundamentais para alcançar níveis de eficiência mais elevados nas empresas, simplificação de processos e redução de custos, por exemplo. Esses assuntos serão tratados por especialistas e representantes de grandes empresas, líderes do mercado, que estão passando pelo processo de transformação digital”.  Para o presidente do congresso, Paulo Dias, as novas tecnologias são fundamentais para o desenvolvimento do segmento:  “A percepção das novas tecnologias e a interação com os objetivos dos negócios na área de óleo e gás 12serão discutidas por profissionais renomados e atuantes no mercado possibilitando aos congressistas a participação em discussões técnicas e relevantes sobre tema”.

Além de Paulo Dias, participarão da sessão de abertura o CEO da Siemens Brasil, André Clark, e Augusto Borella (foto à esquerda), gerente geral de Transformação Digital da Petrobrás. A transformação digital também afetará as profissões do setor de óleo e gás, fazendo com que as empresas busquem novos perfis de colaboradores. Esse é o tema da sessão Career ThinkTank, mediada pelo fundador e CEO da Petra Group Talent Connections, Adriano Bravo, e que contará com a participação de lideranças de Recursos 13Humanos das empresas Total, BHGE, Modec e Equinor.

Já na PD&I Meeting serão debatidos os horizontes para a pesquisa, desenvolvimento e inovação, incluindo as novas regras estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) que ampliam as possibilidades de investimento em novos itens. Os desafios tecnológicos de E&P no Brasil e como a indústria 4.0 pode ajudar a superar os desafios de produção são os assuntos a serem debatidos no painel E&P Offshore: Desafios para a instrumentação e automação. Na palestra A transformação digital como ferramenta para eficiência operacional, serão expostas as principais tecnologias digitais que já estão sendo aplicadas e conseguem alcançar resultados positivos no setor de O&G.

O painel A transformação de uma empresa de O&G para empresa de energia, mediado pelo Head de Oil & Gas Sales da Siemens, Claudio Makarovsky (foto principal), debaterá a influência de automação e instrumentação neste momento de transição para energias renováveis: “A importância do big data não gira em torno da quantidade de dados que você tem, mas do que você faz com eles. Você pode obter dados de várias fontes e analisá-los para encontrar respostas que permitem reduzir custos, economizar tempo, desenvolver novos produtos e otimizar ofertas e tomar decisões mais inteligentes. Este é um exemplo do que se pode obter com dados estruturados, que, em indústrias como a de óleo e gás, surgem nos instrumentos e seus sensores”, diz Makarovsky. Participarão do painel o gerente de tecnologia e inovação da Equinor, Ruben Schulkes, e a diretora de PD&I da Total E&P do Brasil, Isabel Waclawek.

A inteligência artificial e a conectividade terão destaque no painel As tecnologias da indústria 4.0 para a instrumentação de campo, que abordará, por exemplo, os benefícios dessas tecnologias na melhoria de desempenho operacional das plantas industriais. O Futuro da automação na indústria de O&G fechará o evento, debatendo o futuro da automação, a  instrumentação diante do cenário da grande adoção tecnologias digitais no setor.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of